quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Flamengo na liderança de marcas

O Flamengo é o dono da marca mais valiosa do futebol brasileiro em 2017.

Um estudo realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO destacou que o Rubro-Negro está avaliado em R$ 1,6938 bilhão, seguido por Corinthians, com 1,5935 bilhão e Palmeiras, com 1,1239 bilhão. 
Flamengo tem a marca mais valiosa do país. (Foto: SporTV.com)
A avaliação tem 40 indicadores, sendo que os três pilares são: torcida (gama de consumidores), mercado (onde ele está inserido) e receita (tudo o que ele consegue reverter com a sua marca). 

O patrimônio físico dos clubes não faz parte do estudo.

Desde quando a consultoria começou a fazer o estudo, em 2009, houve uma evolução das 40 principais marcas do futebol brasileiro. 

Em 2017 chegou a R$ 10,26 bilhões. Mesmo assim, o último ano foi o de pior crescimento, com apenas 3%. 

Pedro Daniel, que trabalha na BDO, destacou que times das Séries A, B, C e D fazem parte da análise.

Confira a avaliação individual de alguns dos clubes citados na pesquisa feita por Pedro Daniel:

Palmeiras: "Hoje o Palmeiras tem a maior arrecadação de patrocínio do país, tem a maior arrecadação de bilheteria do país, teve no ano passado a melhor média de público do país. 

Foram vários indicadores que fizeram com que o Palmeiras crescesse mais do que os outros, proporcionalmente. 

Não é só por conta de um patrocínio".

Flamengo: "O Flamengo, quando entrou a nova gestão, quis usar uma comunicação mais de mercado, de credibilidade e transparência. Isso é música no ouvido do mercado. 

Toda marca quer estar atrelada ao desempenho, performance, tudo o que o futebol proporciona. 

Se você tem algo com mais transparência, é a combinação perfeita para ficar mais atrativo comercialmente.

Vasco: "O Vasco está com uma receita muito menor do que os outros clubes. 

Não só de marca. 

Tem uma torcida pulverizada, que ele tem um pouco mais de dificuldade de atingir e de levar o seu produtor diretamente em loco. 

O crescimento do contrato de televisão dele não acompanhou o dos outros grandes clubes. 

Está em um mercado muito bem desenvolvido, mas não tão desenvolvido como o de São Paulo. 

São 40 variáveis. 

Nos últimos dez anos ele não acompanhou o crescimento dos seus concorrentes. 

Sim, com certeza (ele tem um potencial maior de crescimento). 

O Palmeiras é um exemplo claro disso. 

Há três anos ele não competia com os três primeiros do ranking, ele competia com o quinto colocado. 

Com a nova arena, com o patrocinador, sendo campeão, ele mudou de patamar. 

Passou o São Paulo e é a terceira marca mais valiosa. 

O Vasco tem que fazer um trabalho parecido porque ele tem uma torcida grande, mas ainda não consegue converter isso para que aumente o seu consumidor.

São Paulo: "Se você voltar três ou quatro anos, o São Paulo disputava o primeiro lugar com o Corinthians e Flamengo. 

Era muito mais efetivo e eficiente que os principais concorrentes porque ele tinha uma torcida menor em termos absolutos, mas com uma grande propensão ao consumo. 

Então, ele conseguia explorar o seu público. 

Além do sucesso dentro de campo. 

Quando o sucesso dentro de campo não veio, ele teve um pouco mais de dificuldade de converter isso. 

Nos últimos três anos, dos cinco maiores clubes, foi o que mais perdeu em termos de marca. 

O patrocinador não quer pagar mais tanto dinheiro para o clube, ele não fica mais tanto atrativo. 

Isso é um ciclo vicioso de alguns clubes".

Chapecoense: "A Chapecoense foi o clube que mais cresceu proporcionalmente de todos. 

Isso até mesmo antes do acidente, já era o clube que mais crescia em termos de marca. 

Obviamente que no último ano potencializou ainda mais porque ganhou uma dimensão e um carinho no ano inteiro. 

Hoje a Chapecoense é o segundo clube do país com mais seguidores internacionais. 

Foi jogar com o Barcelona e ganhou uma notoriedade impressionante".

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro 

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