domingo, 6 de março de 2016

Mudança no Futebol

O novo presidente eleito da FIFA (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino quer a Copa do Mundo com a participação de mais seleções para os próximos mundiais, com a inclusão de mais 8 países, totalizando 40 contra 32 do modelo atual.

Em Cardiff, no País de Gales, também foi discutido em reunião da entidade novos modelos que a tecnologia podem ser utilizadas dentro do futebol.

Realizar teste do uso de replays para lances duvidosos.

A medida será adotada de forma experimental no máximo até a temporada de 2017/2018.

O recurso do vídeo será permitido em quatro ocasiões: para determinar se um gol foi marcado, caso de expulsão, marcação de pênalti e para identificar um determinado jogador. 

A tecnologia não servirá para lances de impedimento, a menos que seja uma clara situação de gol.

Mudança a vista. (Foto: PatrickB. Kraemer/globoesporte.globo.com)
A International Board se reunirá em março de 2017 para outros testes.

A reunião no País de Gales determinou ainda outras mudanças nas regras. 

O atleta que fizer a saída poderá dar o primeiro toque para qualquer lado, não terá mais que tocar necessariamente para frente. 

Além disso, os árbitros terão o poder de expulsar jogadores que brigarem antes do jogo, seja no campo ou mesmo no túnel de acesso dos vestiários.

Outra alteração importante: um atleta que se contundir após sofrer falta de um jogador punido com cartão (amarelo ou vermelho) poderá ser atendido no gramado para não deixar o seu time com um homem a menos em campo. 

Essas novas regras serão implementadas a partir de primeiro de junho deste ano. 

Outra mudança diz respeito aos pênaltis. 

O jogador que tentar enganar o goleiro ao cobrá-la com paradinha, perderá o direito de bater novamente.

Há ainda outros dois itens que serão testados: a implementação de uma punição tripla, que resultará em pênalti, cartão vermelho e suspensão quando um jogador evitar um gol claro, e a possibilidade de uma quarta substituição para jogos que forem para prorrogações.

Reportagem: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário