Ranking mostra clubes da Europa e do Brasileirão que mais vencem após fazer o primeiro gol do jogo.
Ranking dos clubes que marcaram o primeiro gol. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
Levantamentos revelam qual o índice de vitórias depois de abrir o placar nos últimos cinco anos na Série A e compara com 20 marcas das cinco principais ligas do futebol europeu.
Nos últimos cinco Brasileirões, Palmeiras, Santos, Grêmio e Flamengo foram os times que mais conseguiram sair de campo com uma vitória depois de terem feito o primeiro gol de seus jogos, segundo dados do Espião Estatístico.
Suas marcas estão próximas às dos melhores desempenhos das cinco principais ligas europeias nesse quesito.
De cada dez jogos que disputou, o Palmeiras fez o primeiro gol do jogo em seis.
E de cada dez jogos em que fez o primeiro gol, venceu oito.
O Palmeiras foi campeão em duas (2016 e 2018) dessas cinco últimas edições do Brasileirão e vice em outra (2017), além da terceira colocação no ano passado.
Em 190 jogos, a equipe paulista fez o primeiro gol em 114 partidas e venceu 94 delas, ou seja, em 82,5% dos jogos em que fez o primeiro gol, o Palmeiras saiu de campo com a vitória.
Na média das 30 equipes que disputaram a Série A nos últimos cinco anos, o time que marca o primeiro gol do jogo vence 71,4% dos jogos.
Não fosse a pandemia de Covid-19, o Brasileirão teria começado no fim de semana passado, e uma das atrações seria descobrir se o Palmeiras comandado por Vanderlei Luxemburgo impediria o bicampeonato consecutivo do Flamengo dirigido pelo português Jorge Jesus.
Um dos fortes indicadores dessa disputa é que no ano passado, o Flamengo foi o time que mais confirmou a vitória após marcar o primeiro gol (23 vezes de 26 jogos em que abriu o placar, 88,5%), e o Palmeiras, o segundo (20 vezes em 23 jogos, 87,0%).
Nos últimos cinco anos, o Flamengo é a quarta equipe que mais conseguiu confirmar a vitória quando marcou o primeiro gol do jogo: em 190 jogos, fez o primeiro gol em 113 (59,5%) e conseguiu vencer 89, confirmando a vitória em 78,8% das vezes em que teve uma vantagem inicial.
O Flamengo foi terceiro colocado em 2016, vice em 2018 e campeão no ano passado.
Nas últimas cinco temporadas, Santos e Grêmio são, respectivamente, a segunda e a terceira equipes que vêm reunindo equilíbrio entre ataque e defesa para conseguir sair na frente no marcador e confirmar a vitória ao final da partida.
O Santos fez o primeiro gol em 101 jogos e venceu 81 dessas partidas, confirmação de 80,2%, enquanto o Grêmio também saiu na frente do marcador 101 vezes, mas venceu uma a menos, 80, confirmação de 79,2%, como mostra o ranking abaixo.
Para evitar distorções, o Espião Estatístico exclui dos rankings os participantes que não tenham pelo menos 40% dos dados analisados do líder do ranking.
Neste caso, os clubes que fizeram o primeiro gol em menos de 46 partidas foram excluídos do ranking acima, mas reunidos no ranking abaixo, para que seja conhecido o desempenho de todos os 30 clubes que disputaram a Série A nas últimas cinco edições, mas evitado que times com um aproveitamento maior em poucos jogos com o primeiro gol fiquem à frente de quem marcou o primeiro gol muito mais vezes.
Como foi na Europa: Na semana passada, o Centro Internacional de Estudo do Esporte (CIES Football Observatory) divulgou um levantamento (em inglês) que aponta a influência do primeiro gol em 92 competições.
Entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019, nas cinco principais ligas da Europa, o Paris St-Germain confirmou a vitória em 124 partidas ou 89,9% dos 138 jogos do Campeonato Francês em que fez o primeiro gol.
Já no Espanhol, o Barcelona confirmou a vitória em 116 jogos ou 88,5% das 131 vezes em que marcou o primeiro gol.
Na Inglaterra, o Manchester City venceu 115 vezes ou 87,1% dos 132 jogos em que marcou o primeiro gol.
No Italiano, a Juventus venceu 113 jogos ou 86,3% das 131 vezes em que fez o primeiro gol em seus jogos, como mostra o quadro abaixo. Essas quatro competições contam com 20 equipes na primeira divisão, o que facilita a comparação com o Brasil.
O desempenho do Palmeiras, por exemplo, fica entre os conquistados pelo Atlético de Madrid, no Espanhol, e pelo Manchester United, na Premier inglesa.
Na Alemanha, há menos equipes na primeira divisão.
O Espião Estatístico entrou em contato por e-mail com o CIES porque os dados divulgados para o futebol brasileiro são divergentes.
Loïc Ravenel, um dos editores do estudo, explicou as diferenças para os dados do Espião Estatístico.
"Usamos como referência os clubes da temporada atual. Então, para o Brasil, usamos as estatísticas dos últimos cinco anos dos times que vão disputar a Série A deste ano. O Bragantino vai jogar a Série A, então, pegamos os dados da equipe nas últimas cinco temporadas, independentemente da divisão nacional que ele estivesse disputando. Nossa população é um pouco diferente", afirmou Ravenel.
O Espião Estatístico só considerou os jogos disputados pela Série A, o que muda em comparação com o estudo do CIES o desempenho do Botafogo, por exemplo, que disputou a Série B em 2015, e tira da lista o Bragantino, que não disputa a Série A desde 1998.
Raridade do gol ajuda a explicar: O futebol ficou tão importante, mas tão importante, que ao longo do tempo os times passaram a se preocupar primeiro em não tomar gol para pelo menos garantir um empate e só então pensar em buscar a vitória.
Se você gosta mesmo de futebol, deve conhecer a expressão "todo bom time começa por um bom goleiro", um exemplo clássico da sabedoria das massas: não adianta seu time fazer quatro gols se leva cinco.
Hoje, o gol é uma raridade. Nos últimos cinco anos, na Série A do Brasileirão a maioria das vitórias foram conquistadas por 1 a 0, como mostra o quadro abaixo.
Esse é um dos motivos que torna tão valioso marcar o primeiro gol em uma partida.
Base: 1.899 jogos da Série A nos últimos cinco anos.
A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Carvalho, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário