Governo da Espanha define data de retorno para Campeonato Espanhol: 8 de junho.
Quique Setién observa Messi em treino do Barcelona. (Foto: AFP) |
Paralisado em 14 de março por causa do coronavírus, torneio ainda tem 11 rodadas a serem disputada. Todas elas serão realizadas sem público.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou neste sábado que o Campeonato Espanhol poderá ser retomado a partir de 8 de junho.
Paralisado em 14 de março por causa da pandemia do coronavírus, o torneio tem 11 rodadas a serem disputadas.
A decisão do governo foi influenciada pela evolução favorável da pandemia, pelo trabalho exaustivo da para garantir um protocolo de saúde eficaz e pelo famoso Pacto de Viana.
Como o futebol profissional concordou em injetar 200 milhões de euros no esporte espanhol pelos próximos quatro anos, o processo de retorno às competições se acelerou.
O Health and the Higher Sports Council (CSD) validou o protocolo de saúde da La Liga, e testes maciços foram permitidos enquanto os jogadores iniciavam o treinamento individualizado.
Agora, os clubes aguardam a aprovação do Ministério da Saúde para os treinos coletivos sem restrições (desde segunda-feira (18) foi permitido trabalhos em conjunto, mas com 10 jogadores no máximo por exercício).
Caso essa liberação ocorra ainda na próxima semana, a La Liga deve anunciar a data de 12 de junho para a primeira rodada a sere retomada.
No entanto, ainda há alguns pontos a serem discutidos.
A disputa entre a La Liga e a Federação Espanhola sobre a possibilidade de disputar jogos às segundas-feiras está pendente de resolução.
Os detalhes das concentrações por motivos de saúde dos jogadores ainda não foram resolvidos.
Todos esses pontos devem ser resolvidos em reuniões ao longo da próxima semana segundo o jornal "El Pais".
O retorno do futebol profissional é um alívio para os clubes, que estimaram perdas de cerca de 1 bilhão de euros se a bola não rolasse novamente nesta temporada.
Agora, com a disputa liberada a portas fechadas, a perda de receita calculada pela La Liga é reduzida para 300 milhões de euros.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário