Federação sugere redução de sedes para concluir Gauchão: "Não descartamos".
Presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, já abordou assunto com clubes na reunião da última quarta-feira (6).
Presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman. (Foto: Lucas Bubols/GloboEsporte.com) |
A FGF trabalha em todas as frentes para encontrar uma forma segura e palpável de retomar o Gauchão durante a pandemia do coronavírus.
Uma das ideias debatidas com os representantes dos clubes na reunião de quarta-feira é a redução do número de cidades envolvidas com jogos.
Mesmo assim, o presidente Luciano Hocsman reforça que o plano é ainda inicial e depende de inúmeros fatores.
O principal deles diz respeito à regionalização do Estado por nível de risco de contágio ao vírus.
O governo do Rio Grande do Sul dividiu as áreas por cores e, a partir da classificação, pode ocorrer maior abertura ou isolamento social.
"Sede única, no entendimento da federação, é praticamente inviável. Não só a questão logística, mas financeira também, campos para treinamento, jogos, fica muito complicado de fazer. Mas não descartamos a possibilidade, de acordo com o que cada prefeito está tratando a situação de sua cidade, de nós encontrarmos uma forma de fazer a competição em três, quatro sedes", comenta Hocsman em entrevista à RBS TV.
A quantidade de possíveis sedes para receber o restante do campeonato estadual também depende do debate após a publicação do novo decreto estadual, provavelmente na sexta-feira (8).
De acordo com o presidente da FGF, o primeiro contato com os clubes foi positivo sobre a redução de municípios usados para jogos.
"Já pedimos para os clubes começarem a pensar nessa hipótese. Num primeiro momento, até foi bem aceita, porque eles têm a intenção também de completar a competição. Talvez isso não seja um empecilho para que a gente possa encontrar uma forma de encerrar a competição com a devida segurança", acrescenta Hocsman.
Na reunião da última quarta-feira, os 12 clubes acordaram em esperar as medidas tomadas pelo governo estadual para dar prosseguimento ao planejamento de retorno do Gauchão.
Porém, nada ocorrerá antes do fim do mês de maio.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário