Pandemia não altera crescimento digital de Flamengo e São Paulo.
Ranking dos clubes nacionais nas mídias sociais no mês de março. (Foto: Maquinadoesporte.uol.com.br) |
Corinthians, Grêmio e Palmeiras também obtiveram bons números em março.
A paralisação total do esporte no Brasil não afetou o crescimento digital dos clubes nacionais no mês de março.
Sem eventos esportivos acontecendo, é exatamente nas principais redes sociais que os fãs têm buscado informações sobre seus times e ainda interagido por meio de brincadeiras como palavras cruzadas e forca, entre outras.
Na análise geral, março teve um crescimento de 3% no número de novos seguidores do que a média histórica para o mês.
Já no acumulado do primeiro trimestre, o aumento foi de 15% em relação à média dos últimos três anos.
O Flamengo, mais uma vez, foi o líder na conquista de novos seguidores no geral e também especificamente em três das quatros redes sociais analisadas (Instagram, Twitter e YouTube).
Ao todo, foram 630 mil inscrições, o que elevou o número de seguidores do time rubro-negro para mais de 29,5 milhões.
Se mantiver a média acima de 500 mil novos seguidores mensais, o clube ultrapassará em abril a marca de 30 milhões.
Em março, o São Paulo foi quem obteve o segundo maior crescimento entre os clubes nacionais ao agregar 107 mil inscritos.
O tricolor paulista foi o único responsável por quebrar a hegemonia do Flamengo, ao liderar no número de inscritos no Facebook, embora a conta oficial do time dirigido por Fernando Diniz no Instagram tenha sido responsável por 57% dos novos seguidores no mês.
Na terceira colocação mensal ficou o Corinthians, com 66 mil novos inscritos na somatória das quatro redes sociais.
O Top 5 fica completo com Grêmio (61 mil novos inscritos) e Palmeiras (56 mil novos inscritos).
Outro destaque do mês de março foi o Atlético Mineiro, que ultrapassou a marca de 7 milhões de inscrições no combinado de suas redes.
Com um crescimento concentrado em suas contas do Instagram e do Facebook, o clube permanece na oitava posição no ranking geral, a cerca de 128 mil inscritos do sétimo colocado, o Vasco.
"Há anos reforçamos a importância estratégica das mídias sociais como canal de engajamento dos clubes com seus fãs. Isso nunca foi tão importante quanto nesse momento de crise, onde se tornam muitas vezes a única fonte de informação e conteúdo sobre as equipes e atletas. Preservar a vida é mais importante do que qualquer clube ou mesmo o esporte. Por isso, neste momento crítico, as mídias sociais de todos os clubes devem desempenhar três funções estratégicas: abraçar a causa com informações relevantes sobre a situação; prover conteúdo de qualidade para alimentar a paixão, incluindo a recordação de glórias passadas; e usar as plataformas sociais para gerar valor para os patrocinadores que perderam exposição por falta de competição", destacou José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom.
Reportagem: Maquinaesportiva.uol.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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