segunda-feira, 29 de junho de 2020

Campeões na Europa

Lista GE: 27 jogadores brasileiros que foram campeões após a volta do futebol na Europa.

Legião do Shakhtar Donetsk puxa fila que tem Philippe Coutinho, Allan, trio do Liverpool e outros nomes na Áustria, na Eslováquia, na Bulgária e na Hungria.
Firmino, Alisson e Fabinho festejaram o título inglês após derrota do Manchester City. (Foto: Liverpool FC/Liverpool Football Club via Getty Images)
Com bola rolando há cerca de um mês e meio nas principais competições da Europa após a paralisação por conta da pandemia do coronavírus, algumas ligas e copas já conheceram seus campeões no mês de junho. 

Teve título conquistado de forma antecipada, surpresa e muito jogador brasileiro erguendo troféu.

Com isso, o GloboEsporte.com preparou uma lista com 27 nomes que soltaram o grito de "campeão" após o retorno do futebol no continente. 

Não foram incluídos jogadores de times declarados campeões sem bola rolando durante a paralisação, caso de Marquinhos, Thiago Silva e Neymar, do Paris Saint-Germain, por exemplo. 

Confira abaixo:

Festa em Liverpool: O retorno do futebol na Inglaterra serviu para confirmar o que já estava muito bem encaminhado: título da Premier League para o Liverpool e o fim de um jejum de três décadas. 

O trio brasileiro formado por Alisson, Fabinho e Firmino fez a festa sem entrar em campo, já que uma derrota do Manchester City para o Chelsea tirou qualquer chance dos vice-líderes.

Coadjuvante no Alemão: Philippe Coutinho entrou em campo apenas uma vez após a volta da Bundesliga, na última rodada da competição, com o título do Bayern de Munique já assegurado. 

Mesmo sem muito brilho na temporada, foram nove gols em 33 jogos até aqui, porém, ele pôde erguer a taça com os companheiros e ainda tem mais duas chances de conquistas: a Champions League e a Copa da Alemanha.

Surpresa na Itália: Não deu para a Juventus de Cristiano Ronaldo na final da Copa da Itália. 

Depois de bater a Inter de Milão na semifinal, o Napoli, do volante Allan, conquistou o título nos pênaltis contra a Velha Senhora após empate sem gols no tempo normal. 

O brasileiro entrou no fim do segundo tempo no jogo do título.

Legião brasileira no Shakhtar: Campeão ucraniano pela quarta vez seguida e com cinco rodadas de antecipação, o time possui nada menos que 11 brasileiros em seu elenco. 

Seis deles estiveram em campo no jogo do título: Dodô, Marquinhos Cipriano, Alan Patrick, Marcos Antônio, Taison e Tetê, os dois últimos marcaram os gols da vitória sobre o Oleksandriya. Ismaily, Vitão, Maycon, Dentinho e Fernando completam a lista, o Shakhtar ainda tem Marlos e Júnior Moraes, brasileiros naturalizados ucranianos.

Taça em dobro na Áustria: Campeão da Copa da Áustria com uma goleada na decisão no fim de maio, o Red Bull Salzburg voltou a levantar taça, desta vez no Campeonato Austríaco, com duas rodadas de antecedência. 

E o zagueiro brasileiro André Ramalho foi protagonista ao marcar um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o TSV Hartberg. 

Ele vibrou com a grande temporada da equipe, que também conta com o goleiro Carlos Coronel, reserva.

"Estou contente demais, afinal ser campeão e ainda marcar um dos gols no jogo do título é muito especial. É um momento que ficará para sempre na minha memória. Todas as minhas conquistas aqui são inesquecíveis, mas, por todas as circunstâncias, acho que essa será ainda mais memorável. Tivemos outra excelente temporada. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time e estamos todos de parabéns".

Quinteto na Bulgária: Com quatro rodadas de antecedência, o Ludogorets, da Bulgária, conquistou o nono título consecutivo da liga local. 

Renan, goleiro ex-Avaí, Cicinho, lateral-direito, ex-Ponte Preta e Santos, Rafael Forster, lateral-esquerdo ex-Internacional e Goiás, Marcelinho, meia ex-São Paulo e Mogi Mirim, e Cauly, atacante que iniciou a carreira na Alemanha, representaram o Brasil.

Dupla na Eslováquia: Com vitória no confronto direto com o vice-líder Zilina, o Slovan Bratislava conquistou a liga da Eslováquia. 

No plantel, a equipe campeã conta com Lucas Lovat, lateral-esquerdo ex-Avaí, e Rafael Ratão, atacante ex-Luverdense.

Campeões com torcida: Somália, meia ex-Bangu e Paraná, e Isael, atacante ex-Grêmio e São Caetano, fizeram parte da conquista do Ferencváros no Campeonato Húngaro. 

Foi o segundo título consecutivo do clube no país, confirmado com vitória sobre Honvéd a quatro rodadas do fim. 

Na Hungria, torcedores já podem comparecer a jogos sem restrições.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário