domingo, 28 de junho de 2026

Jogo da vergonha

"Jogo da Vergonha" pode motivar Argélia em vingança de 44 anos contra Áustria. 

Entenda.

Seleções são responsáveis por jogos da última rodada da fase de grupos serem no mesmo horário. 

Perdedor tem a possibilidade de encarar adversário mais tranquilo na segunda fase.

Uma vingança de 44 anos está em disputa na partida entre Argélia e Áustria, que fecha a fase de grupos da Copa do Mundo. 

Na edição de 1982, Áustria e Alemanha Ocidental entraram em campo sabendo que se os alemães vencessem, ambos avançariam para a segunda fase e eliminariam os argelinos.

O 1 a 0 para a Alemanha ficou conhecido como "Jogo da Vergonha" não só pelo resultado, mas pela forma como aquela partida se desenvolveu.

Foi por causa daquele 25 de junho de 1982 que a FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol) decidiu realizar os jogos das últimas rodadas de fase de grupos na mesma hora.

A Argélia, que tinha perdido para a Áustria por 2 a 0 na segunda rodada do Grupo 2, abriu a terceira rodada com uma vitória por 3 a 2 sobre o Chile, chegando aos 4 pontos. 

Assim, se a Alemanha vencesse a Áustria por até 2 gols de diferença no dia seguinte, os 2 europeus do grupo classificariam. 

Se fosse 3 a 0 Alemanha, a Áustria estaria eliminada, e a Argélia avançaria.

Pois bem, a seleção alemã abriu o placar aos 10 minutos e depois não aconteceu mais nada. 

Conforme o tempo passava, gritos de "farsa" e "Argélia" eram entoados em Gijón, cidade-sede do Mundial na Espanha.

Como se não bastassem as vaias, houve até mesmo tentativa de invasão de campo por parte de um indignado argelino. 

E mesmo torcedores austríacos achavam vergonhoso o que aconteceu na tarde daquela sexta-feira (25). 

O jornal "O Globo" do dia seguinte criticou na seção de atuações da partida:

"Foi mais um jogo de interesses do que uma partida de futebol. Apenas 10 minutos de empenho e técnica e 80 minutos de desprezo total pelo gol. Pouco tempo de competição verdadeira, que não permite qualquer avaliação individual ou coletiva. E de se estranhar também que no gol da Alemanha nenhum jogador da Áustria tenha acompanhado Hrubesch, que entrou livre na área e completou como quis o cruzamento de Littbarsk. Estiveram em campo 24 jogadores e nenhum deles jogou. Sem nota".

Após 44 anos, a possibilidade de vingança: A revanche da Argélia pode acontecer na noite deste sábado (27). 

Não necessariamente por causa da possibilidade de vitória contra a Áustria numa Copa do Mundo. 

Mas sim porque talvez seja melhor perder esse jogo e ficar em terceiro lugar, ou até empatar no caso dos argelinos.

Tudo por causa do cruzamento. 

Como este é, junto de Jordânia e Argentina, o último de todos os jogos da fase de grupos, os times do Grupo J já sabem que quem terminar em segundo vai enfrentar a Espanha, que venceu o Uruguai nesta sexta-feira (26) por 1 a 0 e confirmou a primeira colocação do Grupo H.

Já o terceiro do Grupo J dependerá da pontuação e saldo de gols para saber o adversário, entre as seguintes opções: Suíça (líder do Grupo B), Bélgica (líder do G) ou o primeiro do L (Inglaterra, Gana ou Croácia).

Na entrevista coletiva de sexta-feira (26), o técnico austríaco, Ralf Rangnick, procurou tirar o peso histórico do confronto.

"Em 1982, nenhum dos jogadores aqui eram vivos. Eu estava começando como jogador. Foi há muito tempo e não tem absolutamente nada a ver com o jogo de amanhã (sábado) e o resultado de amanhã. Nos últimos meses, lemos sobre isso, e não acho que terá influência no jogo", disse Rangnick.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário