sábado, 27 de junho de 2026

Zico é destaque em último dia do Cardiofut 2026

Galinho de Quintino palestrou ao lado de grandes craques dos campos, do jornalismo e da medicina esportiva.

Zico, um dos maiores craques da história do futebol carioca e brasileiro, marcou presença no encerramento do Cardiofut 2026, congresso médico realizado no Maracanã, dos dias 25 a 27 de junho. 

O evento, co-organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, reúne profissionais de saúde do esporte e grandes nomes do futebol para debater vários assuntos relacionados à saúde, segurança e performance de atletas profissionais.

O eterno camisa 10 da Gávea participou da mesa que finalizou a jornada médica e ainda foi homenageado com uma plaquinha de "Maior Artilheiro do Maracanã". 

Em uma verdadeira resenha, o maior ídolo do Flamengo contou histórias de bastidores de grandes campeonatos, jogos e lesões em uma conversa que ainda tinha Edinho, ídolo do Fluminense, o ex-zagueiro participou das Copas do Mundo de 1978, 1982 e, como capitão da Copa do Mundo de 1986, e Rodrigo Paiva - diretor de comunicação do Flamengo e com passagens pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O bate-papo ainda contou com a participação de Tino Marcos, referência do jornalismo esportivo e nas coberturas da seleção brasileira e Copas do Mundo.

Durante a conversa, Tino ressaltou a importância dos profissionais de saúde na relação com os atletas.

"Além do conhecimento e da ciência, ter um profissional com sensibilidade, que sabe comunicar e informar, sem machucar ou insultar o jogador é fundamental. Entender o que cada um passa é uma qualidade única da profissão médica", enfatizou o jornalista.

Já Zico contou relatos de suas relações com alguns médicos durante sua carreira.

"Tive contatos maravilhosos com médicos e profissionais de saúde. Teve um no início da minha carreira, Dr. Paulo Santiago, que me dizia: 'Nosso organismo não foi feito para sentir dor, então não faça nenhuma atividade enquanto sentir dor'. Porém, jogar sem algum incômodo, é impossível. Nunca enganei ninguém, eu só avisava que estava entrando em campo com dor (risos)", revelou o ex-jogador e técnico.

Somado aos craques da história do futebol brasileiro, o Doutor Emmanuel Godoi, diretor do Departamento de Medicina e Saúde da FFERJ (Federação de Futebol do Estadod do Rio de Janeiro), fez parte de mais uma mesa de debate durante o evento.

A conversa teve como tema a remodelagem do sistema cardiovascular em razão do estilo de jogo moderno e da carga competitiva.

O Cardiofut concluiu seu último dia com mais mesas de debates e palestras que, para além do foco na cardiologia, jogou luz para a importância da nutrição no esporte.

Para Fabrício Braga, presidente do Cardiofut e cardiologista do Fluminense, o evento deste ano superou todas as expectativas. 

Ele creditou também à FFERJ o grande sucesso da jornada médica e promete outra grande edição em 2027.

"Não tenho dúvida que a parceria com a FFERJ fez o Cardiofut ser um sucesso ainda maior do que a gente imaginava. Agregar parceiros só melhorou o evento. E podem esperar que a 3ª edição vai ser ainda maior", prometeu o médico.

No final do evento, Fabrício Braga anunciou que o Cardiofut 2027 retornará nos dias 5 de junho, 6 de junho e 7 de junho.

Reportagem: FFERJ.com.br

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário