Botafogo registra três títulos mundiais em site oficial e promete ir à FIFA por reconhecimento.
Clube quer valorização pelas conquistas da Pequena Taça do Mundo em 1967, 1968 e 1970, e presidente afirma que buscará o "justo reconhecimento em âmbito internacional".
Gerson foi protagonista em uma das conquistas, em 1968. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
O Botafogo pleiteia o reconhecimento de três títulos que considera mundiais: as conquistas da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970, torneio triangular sediado em Caracas, na Venezuela.
O clube estuda ir à FIFA pela oficialização dos troféus.
A informação foi publicada primeiro pela Rádio Tupi.
Ao GloboEsporte.com, o presidente Nelson Mufarrej afirmou via assessoria de imprensa que, após finalizado o projeto, buscará o "justo reconhecimento em âmbito internacional".
Ou seja, o aval da FIFA para que as três taças sejam, oficialmente, consideradas conquistas mundiais.
"É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no Site Oficial. Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional. A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado pelo Grande Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória", garantiu o presidente.
As três conquistas foram incluídas na lista de títulos do Alvinegro (veja abaixo) com a informação: "campeão do mundo".
Os torneios já estavam registrados no site anteriormente, mas não com essa designação.
A solicitação foi feita pelo grande benemérito e curador do centro de memória do clube, Luiz Felipe Carneiro de Miranda.
"Esses torneios foram disputados quando o Botafogo fazia muitas excursões. Depois de 1950, criou-se a vontade de fazer os clubes campeões do mundo. E o Botafogo conquistou nessas três edições. O presidente (Nelson) Mufarrej está nessa briga comigo e autorizou. Se vamos à Fifa é algo para se ver mais na frente, mas fizemos essa valorização interna no clube", disse o historiador à reportagem.
"A gente fez uma pesquisa detalhada por anos para perceber a importância que esse torneio tinha. Jogamos contra times de primeira linha E estamos, também, respondendo a um desejo antigo da torcida do Botafogo", completou.
Como o torneio não entregou as taças físicas aos campeões, o próximo passo no Alvinegro será a confecção desses troféus exatamente como eram.
Quando prontos, serão exibidos no Centro de Memória para os torcedores.
A copa internacional disputada na capital da Venezuela foi criada logo após o Mundial de 1950, sediado pelo Brasil.
O torneio foi disputado até os anos 70 e teve alguns nomes, mas ficou conhecido como Pequena Taça do Mundo.
Além de equipes sul-americanas, gigantes de Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e de outros países do Leste Europeu.
Além de seleções nacionais, como a da Argentina.
Nas três edições que participou, o Botafogo passou por clubes como Barcelona (Espanha), Benfica (Portugal) e Peñarol (Uruguai), fora as seleções argentina e soviética.
Além do Alvinegro, outros brasileiros venceram o torneio: Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário