Aniversário das Olimpíadas: primeira edição começava há exatos 124 anos, na Grécia.
Sem mulheres, com apenas 241 atletas de 14 países, e com os vencedores ganhando a medalha de prata: assim foram os Jogos Olímpicos de Atenas em 1896.
Medalha dos Jogos Olímpicos de Atenas 1896. (Foto: Divulgação/IOC) |
No dia 6 de abril de 1896, o Rei George I declarou aberto os Jogos Olímpicos de Atenas, os primeiros da Era Moderna, em um estádio com mais de cem mil presentes.
Começava ali uma história que, nesta segunda-feira (6), completa 124 anos de vida.
As Olimpíadas passam por um momento complicado, pela primeira vez o evento foi adiado, ao invés de ser disputado em julho de 2020, como o previsto, será em 2021.
E tudo começou naquele dia 6 de abril de 1896.
241 atletas de 14 países: Ainda pequena, a primeira edição dos Jogos contou com apenas 241 atletas, todos homens, de 14 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bulgária, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Grécia, Hungria, Itália, Suécia e Suíça.
Sem mulheres: Em 1896, assim como nas Olimpíadas da Antiguidade, as mulheres não podiam competir.
É a única edição da história que elas não disputaram medalhas.
Stamatha Revithi correu a maratona no dia seguinte a válida pelas Olimpíadas, e completou em 5h30.
A grega conseguiu testemunhas para o feito, mandou uma carta para o Comitê Olímpico Internacional (COI), que jamais reconheceu o feito.
Premiações: Todas as premiações de medalhas foram feitas no último dia de competições, em um evento que perdeu o brilho por conta da forte chuva no local.
O mais curioso é que, na época, o atleta que vencia a prova ganhava uma medalha de prata, o segundo colocado levava o bronze, e o terceiro sequer era premiado.
Os primeiros colocados ganhavam também uma coroa de folhas.
A mais curta: Ocorrida entre 6 de e 15 de abril de 1896, a Olimpíada de Atenas 1896 é a mais curta da história, com apenas dez dias de competições.
Confusão no calendário: Alguns atletas que disputariam o evento chegaram atrasados pois houve uma confusão na divulgação das datas.
Na época, a Grécia seguia o calendário juliano, diferente do que algumas nações ocidentais usavam. Havia uma diferença de doze dias entre as datas.
Homens ao mar: As provas de natação dos Jogos de 1896 foram disputadas no mar, na Baía de Zea, com a temperatura na casa dos 13ºC, muito fria, além de ondas que superavam os dois metros.
Foram disputadas apenas quatro provas, os 100m livre, 500m livre, 1200m livre, e os 100m livre para marinheiros.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário