sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Negócios do esporte durante a Copa do Mundo de 2022

Frustração na Copa do Mundo e tensão política prejudicam imagem da seleção brasileira, apontam dados.

Empresa especializada em reputação coletou comentários de torcedores por seis meses. 

Derrota para Croácia e polarização na época das eleições explicam negatividade da opinião pública.

O sentimento do torcedor em relação à seleção brasileira, mesmo depois de vitórias na Copa do Mundo, mas também antes e depois dela, é majoritariamente negativo. 

É o que indicam dados coletados em redes sociais e textos nos últimos seis meses.

O levantamento foi preparado pela Codecs, especializada em reputação e presença digital, e publicado com exclusividade pelo Globo Esporte. 

A empresa buscou comentários em Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, além de textos em blogs e notícias produzidas pela imprensa.

'O sentimento negativo foi o mais elevado, quando observamos o período inteiro, incluindo o recorte caótico e politizado das eleições presidenciais, no pré-Copa e a derrota da seleção, nas oitavas de final, que gerou sentimentos de tristeza, raiva e inconformismo", aponta a empresa.

A métrica usada para medir a percepção do torcedor é chamada de "netscore". 

Ela considera uma série de palavras-chave para categorizar comentários dos internautas em positivo, neutro ou negativo. Para simplificar a compreensão, a pontuação condensa esses dados.

As eleições tiveram impacto negativo na reputação da seleção. 

A polarização política entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, além da apropriação de símbolos do escrete por determinados grupos, como a camisa amarela e a bandeira nacional, contribuíram para que os comentários atrelados à seleção fossem mais negativos do que positivos.

O netscore passou de 0,14 em setembro para 0,31 após o término da Copa do Mundo. 

Ou seja, mesmo com a derrota para a Croácia nas quartas de final e toda a frustração da eliminação, o humor dos torcedores esteve melhor após a competição do que meses antes, na época da eleição.

"Ao longo de toda a competição, vimos uma grande oscilação no humor, visível pela polaridade (negativa, em sua grande parte) das menções dos brasileiros em ambientes digitais. No período pré-Copa, havia uma grande tensão, vivida pela polarização política e pela iminente eleição presidencial, em que ícones de patriotismo, como a camisa amarela e a bandeira do país, foram tomados por uma ideologia política e deixaram de ter a força e a simbologia que sempre tiveram para a torcida brasileira".

O perfil da torcida brasileira na Copa do Mundo: Comentários em redes sociais mostram predominância masculina, porém há presença feminina relevante.

Homens: 74

Mulheres: 36

Fonte: Codecs

Assuntos mais comentados: Durante os seis meses analisados, o tema mais recorrente nas redes sociais foi o álbum da Copa, com comentários predominantemente positivos ou neutros. 

O preço das figurinhas costuma ser o tópico negativo mais presente, porém em menor escala do que os demais.

Opiniões sobre as partidas e lembranças a clubes brasileiros também foram frequentes, ambos em caráter positivo ou neutro em sua maioria.

O fato de a Copa do Mundo ter sido organizada no Catar, cujo calor elevado mudou excepcionalmente a organização do futebol, também fez com que tópicos como "calendário" e "clima" subissem. 

Opiniões sobre o regime governamental do país também aqueceram discussões políticas.

A lista com os dez assuntos mais frequentes foi:

Álbum da Copa

Partidas

Clubes nacionais

Uniformes das seleções

Final

Calendário

Política

Convocações

Estádios

Clima

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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