Ana Moser, medalhista olímpica de vôlei, é anunciada como ministra do Esporte.
Pasta é recriada no novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2023.
No mandato de Jair Bolsonaro, pasta era secretaria especial do Ministério da Cidadania.
Medalhista olímpica de vôlei, Ana Moser será a nova ministra do Esporte e a primeira mulher da história a comandar a pasta.
A ex-atleta, de 54 anos de idade, foi anunciada para liderar o ministério no no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começa nesta segunda, dia 1º de janeiro de 2023.
Nos últimos quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro, o esporte virou uma secretaria especial, subordinada ao Ministério da Cidadania.
Ana Moser, que participou do grupo de transição do esporte do presidente Lula, é uma das diretoras da organização "Atletas pelo Brasil", iniciativa formada por atletas e ex-atletas que lutam por melhorias em modalidade esportivas e por avanços sociais no país.
Fora das quadras, a vocação social de Ana Moser se manifesta há anos.
Ela criou o Instituto Esporte & Educação (IEE), em 2001, que já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores pelo Brasil.
Ana Moser nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em 14 de agosto de 1968.
A atleta, que começou no vôlei aos 7 anos de idade, passou pela seleção brasileira infanto-juvenil antes de brilhar na equipe principal.
Em 1988, Ana Moser participou, pela primeira vez, de uma edição de Olimpíadas, em Seul, na Coreia do Sul.
Em 1992, na cidade de Barcelona, na Espanha, foi novamente convocada, porém, a medalha veio apenas nos Jogos de Atlanta, em 1996, com o bronze conquistado na vitória por 3 sets a 2 sobre a Rússia.
Ministério do Esporte: A pasta foi criada em 1995 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que colocou Pelé, tricampeão mundial de futebol com a Seleção Brasileira, à frente do posto.
O ministério contou ainda com Rafael Greca, Carlos Melles, Caio Cibella de Carvalho, Agnelo Queiroz, Orlando Silva, Aldo Rebelo, George Hilton, Ricardo Leyser, Leonardo Picciani e Leandro Cruz Fróes da Silva.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário