Inspirado em Endrick, Luis Guilherme coleciona taças e gols na base do Palmeiras.
A vez dele: meia-atacante de 16 anos desponta como candidato a destaque em 2023.
A bola da vez nas categorias de base do Palmeiras é o meia-atacante Luis Guilherme.
Aos 16 anos, o atleta aparece como candidato a destaque do Verdão na próxima edição da Copa São Paulo e também a nova joia do clube.
Talento promissor desde a categoria sub-11, o palmeirense teve um 2022 de muito destaque.
Foram quatro títulos, gols decisivos e também o primeiro momento de superação da carreira.
"Eu fico até emocionado porque é um sonho realizado conquistar vários títulos com essa camisa pesada, títulos inéditos, estar ajudando o Palmeiras... Foi um ano de superação, conquistei grandes títulos, mas teve um período que fiquei parado por causa da lesão. Foram quase três meses sem fazer o que eu mais amo. Fiquei bastante triste, nenhum jogador quer ficar parado, mas depois que eu voltei pude ajudar o Palmeiras", contou o palmeirense.
"Eu quero fazer história no Palmeiras. Subir para o profissional, ganhar grandes títulos".
Em visita à sala de troféus do Verdão, Luis Guilherme conversou com a reportagem do Globo Esporte sobre o desempenho em 2022 e a expectativa para os próximos anos na carreira.
Nesta temporada, ele fez parte da campanha do título da Copinha, ainda com 15 anos, e depois conquistou a Tríplice Coroa com o time sub-17 com os títulos da Copa do Brasil, do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro.
Contando as fases semifinal e final do Paulistão e do Campeonato Brasileiro da categoria, na reta final da temporada, o meia-atacante palmeirense marcou 11 gols em sete partidas, incluindo o do título nacional, inédito para o clube.
O momento de superação citado pelo jovem veio após ter destaque com a seleção brasileira sub-17.
Após o título da Copa do Brasil da categoria, em julho, ele precisou de cerca de três meses para se recuperar de uma tendinite patelar.
"Fiquei bastante triste, um pouco desesperado até porque fiquei muito tempo parado. Eu não gosto de ficar parado. Pedi conselhos para manter a cabeça no lugar, saber que as coisas ia acontecer no momento. Graças a Deus pude voltar antes. Falei com eles (família e estafe) para me ajudar e manter a cabeça no lugar para ficar tranquilo".
Entre as diversas taças conquistadas pelas Crias da Academia, o jovem sonha com mais conquistas nas outras galerias do espaço, localizado no Allianz Parque.
O foco, porém, está no sub-20.
"Tento ficar o mais focado possível na base. Espero contribuir na base, ficar mais preparado para, se Deus quiser, quando surgir a oportunidade poder ajudar o Palmeiras. A gente vai, claro que respeitando os adversário, para conquistar o bicampeonato. A equipe está muito focada nisso. Espero fazer uma grande Copinha para conseguir o título. O Palmeiras sempre que vai para os campeonatos vai para ganhar. Estou me preparando o melhor possível para fazer um grande campeonato", afirmou.
A amizade com Endrick: Parceiro de Endrick no Palmeiras e na seleção brasileira desde a categoria sub-11, Luis Guilherme tem o amigo também como inspiração.
Nos bastidores do Verdão, ele é apontado como o mais próximo entre os jovens para começar a receber mais atenção da comissão técnica de Abel Ferreira durante a temporada de 2023
"Endrick é um cara fantástico, 16 anos e fazendo sua história no futebol. É bom para quem vem da base. Os meninos que estão subindo agora estão dando conta do recado. Isso abre portas para a gente que está subindo", disse.
"Quero fazer história, quero melhorar meu desempenho para estar o mais preparado possível para ajudar o Palmeiras".
O Palmeiras está no Grupo 3 da Copa São Paulo e terá Rio Preto, Juazeirense e Santana como rivais na chave que terá a cidade de São José do Rio Preto como sede.
A estreia do Verdão no torneio será no dia 3 de janeiro de 2023, às 19h30 (horário de Brasília), contra a Juazeirense.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário