Endrick, do Palmeiras, vende "figurinha" digital a torcedor por R$ 30 mil.
Saiba o que é NFT.
Centroavante de 16 anos entrou no mercado de venda de itens digitais.
Entenda como funciona.
O sucesso de Endrick vai além das quatro linhas que cercam um campo de futebol.
O centroavante do Palmeiras, que a partir de julho de 2024 defenderá o Real Madrid, tem mostrado o seu valor também no mercado digital.
Aos 16 anos, Endrick tem ampliado sua marca para o mundo dos NFT's, que tem ganhado espaço com vendas importantes de itens digitais certificados e exclusivos, seja de artistas renomados ou pessoas referências em suas áreas de atuação.
Um torcedor do Palmeiras desembolsou na última semana R$ 30 mil por uma espécie de figurinha digital autografada por Endrick.
E a venda de itens digitais do jogador tem tido uma grande concorrência.
O que é NFT?
"Non-fungible Token" (em tradução livre "Token não-fungível") é uma espécie de documento digital em que o comprador passa a ter exclusividade sobre o bem digital.
No caso da venda do NFT de Endrick, o comprador é proprietário de uma "figurinha" oficialmente reconhecida pelo jogador, com direito a assinatura e um termo que comprova a originalidade da peça única.
É como se uma pessoa tivesse comprado a única figurinha de Endrick existente no mercado, ainda com o autógrafo do jogador e o reconhecimento de que aquele item é o único no mundo.
Ou seja, a figurinha é um item colecionável desejado por fãs do jogador, podendo ser ainda mais valorizado de acordo com o sucesso dele.
O mercado de venda de NFTs, que pode ser uma foto, imagem, obra de arte, vídeo, postagem em rede social, entre outros itens, tem ganhado espaço.
O que torna o item "não-fungível" é a variação de valor por conta da raridade do produto, podendo oscilar de acordo com o mercado e a representatividade do autor da obra em questão.
Como funciona o NFT do Endrick?
Endrick lançou em novembro 101 modelos diferentes de NFTs, divididos em três níveis de raridade (veja abaixo os detalhes), sendo todos eles registrados com tecnologia blockchain, que consiste em uma sequência de dados totalmente “imutáveis" e 100% transparente, como as criptomoedas, por exemplo, não podendo ser reproduzidos.
Através da plataforma Rough Diamonds, o comprador obtém a assinatura do item digital e uma série de benefícios, que dependem do acúmulo de pontos de acordo com o desempenho do jogador dentro de campo.
De acordo com os gols marcados e títulos conquistados por Endrick, por exemplo, o comprador acumula pontos que podem ser trocados por camisas autografadas, ingressos para jogos, lives com os jogadores e até mesmo um encontro presencial.
Quase metade dos 101 itens digitais colocados à venda por Endrick já foram vendidos.
Eles estão divididos assim:
Lendário: apenas dois itens, sendo um deles de propriedade do jogador.
Épico: 29 itens
Raro: 70 itens
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário