sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Faturamento em alta

Vasco aumenta faturamento com ampliação de lojas e produtos licenciados.

A projeção de crescimento em receita bruta do primeiro ano de mandato da atual gestão para o último é de R$ 1,5 milhão para R$ 14,6 milhões.

Embora asfixiado financeiramente, o Vasco conseguiu um substancial aumento de receitas com a venda de produtos licenciados, e o crescimento mais impressionante deu-se justamente em 2020, ano em que a pandemia afetou brutalmente a área comercial.

Ainda sem contar com a entrada da Kappa, consumada em agosto de 2020, o clube saiu de um faturamento bruto de R$ 1,483 milhão em 2018 para uma projeção de R$ 14,6 milhões em 2020, os números fecham em março.

Tal evolução deu-se em dois pilares: o aumento do número de lojas "Gigante da Colina", eram seis (apenas uma sob contrato à época) em 2018 e hoje são 22 locais, e de opções de produtos licenciados, no primeiro ano da atual gestão, eram 960 registrados. Atualmente são 2600.

O coordenador de licenciamento do Vasco, Fábio Lima, fala em revolução no setor que comanda, principalmente pautado no fato de que produtos com a marca do clube eram vendidos sem que entrasse qualquer receita para os cofres vascaínos.

"Fizemos aqui no Vasco uma verdadeira transformação exponencial no licenciamento. Em nossa chegada, lojas e empresas licenciadas não pagavam royalties e nem contrato tinham com o clube. Desde layouts, aproveitando mais a história do clube e traduzindo em produtos, aumentando significativamente a quantidade de empresas licenciadas e lojas, chegando a números que o clube jamais recebeu em faturamento de royalties.

"Hoje, posso afirmar que estamos entre os três maiores no segmento, graças ao empenho e seriedade de toda a equipe em prol de sua torcida e do clube", afirmou Lima.

O Vasco pretende expandir suas vendas para todo o território nacional justamente por conta da característica de sua torcida, que não se concentra no Rio de Janeiro. 

O departamento de licenciamento do clube projeta que 45% da comercialização de produtos se dê para torcedores do Sudeste, mas aponta 25% também para a região Norte e outros 20% para o Nordeste.

Atualmente, o Vasco tem somente uma loja off-Rio, localizada em Brasília. 

São outras 21 no estado do Rio de Janeiro, e o departamento de licenciamento esperar inaugurar mais 10 em 2021.

"Em 2020 abrimos 12 lojas licenciadas chegando a um total de 22. Nosso planejamento para 2021 é continuar nesta crescente, visando lojas off-Rio. O Vasco não é um clube regional, temos torcida em todo território nacional e internacional. Hoje os licenciados estão mais próximos do clube criando um canal de comunicação e transparência resultando em uma relação de confiança mútua. Quanto mais produtos licenciados e mais confiança dos parceiros, mais opções de produtos o torcedor vascaíno terá ao seu alcance e, com isso, vamos de encontro ao combate a pirataria".

"O crescimento da linha de produtos e quantidade de parceiros crescerá muito, assim como lojas oficiais do Vasco para atender ao torcedor espalhado pelo Brasil e mundo afora. É muito importante a participação da torcida nesse crescimento comprando e divulgando os produtos oficiais do Vasco", completou Kadu Vieira, analista comercial de licenciamento do Vasco.

Vale frisar que no balanço referente ao exercício de 2019, divulgado em março passado, é destacado um aumento substancial de receitas operacionais líquidas no quesito "Licenciamento e Royalties", de R$ 1,1 milhão em 2018 para R$ 4 milhões no ano passado.

Confira projeções feitas pelo departamento de licenciamento de produtos do Vasco no link abaixo:

https://glo.bo/38ydYm0

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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