Webinar 11 Jogadas contra a Covid-19 estreia com prevenção como motivação.
CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou reunião online para reforçar, discutir e promover medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
Nesta segunda-feira (21), a CBF realizou o primeiro Webinar “11 Jogadas contra a Covid-19”.
Com a necessidade de conscientizar e debater a atual situação dos clubes e jogadores do país diante da ameaça do coronavírus, a Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF organizou uma mesa redonda online para trocar experiências, orientações e ideias.
No evento, Jorge Pagura, Presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF), contou como a ideia surgiu.
“A gente já vinha muito preocupado com a baixa da guarda, com a liberação das atividades e com a falsa impressão de controle da Covid-19. Por causa disso e pela continuidade do futebol, nós sabíamos que precisávamos fazer algo a mais. Até que em uma bela noite recebi uma ligação do Felipão e pensei comigo mesmo ‘por que um campeão mundial está ligando para mim?’. Foi ele quem veio com a ideia de fazermos algo grande para a conscientização do futebol em geral. Foi aí que o webinar acabou surgindo. A intenção é realizarmos toda segunda-feira. O motivo de termos começado agora é justamente por ser um período de festas. Foi um modo de chamar atenção”, revelou Pagura.
Esta edição ainda contou com a presença de jogadores como Leandro Castán (Vasco da Gama), Camilo (Ponte Preta) e Gláucia (São Paulo), que compartilharam um pouco suas rotinas e tiraram dúvidas sobre os cuidados diárias dentro e fora de campo.
Também participaram a auxiliar técnica da Seleção Feminina, Beatriz Vaz, e o técnico do Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari.
Para Felipão, este evento é de extrema importância para relembra principalmente aos jogadores informações sobre o novo protocolo.
“Aqui no Cruzeiro, nós somos bem chatos com os atletas. Nós temos muitos cuidados e ficamos no pé de todos. Eu tenho muito medo, sou mais velho e sei que pode ser muito perigoso para mim. Estou muito feliz por ter participado nessa tentativa de abrir a cabeça dos jogadores, ainda mais agora, antes das comemorações de fim de ano”, contou o técnico da Raposa.
Para detalhar e explicar todas as medidas, o Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Clóvis Arns, e o médico infectologista Carlos Starling, foram os responsáveis.
Ao longo do debate, os médicos apresentaram as 11 jogadas contra a Covid-19:
1. Respeite à sua saúde e a dos outros.
2. Use máscara o tempo todo, exceto ao jogar, nas refeições e para dormir.
3. Mantenha o distanciamento físico de 1,5m, exceto ao jogar.
4. Evite aglomerações e festas.
5. Faça sempre a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou álcool 70%.
6. Evite cumprimentos com contato físico (aperto de mãos, beijos e abraços).
7. Pratique a educação respiratória, cubra a boca ao tossir ou espirrar.
8. Mantenha os ambientes arejados e bem ventilados.
9. Realize atividades físicas ao ar livre e em ambientes abertos.
10. Fique em isolamento domiciliar, se tiver sintomas respiratórios ou febre.
11. Se tiver sintomas, procure orientação médica.
Antes de encerrar, Carlos Starling desafiou os jogadores para que criem comemorações de gols que representem estas 11 medidas.
Como forma de motivação, o médico revelou que a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) dará uma premiação às melhores performances.
Este webinar é organizado pela CBF Academy & Science, núcleo de pesquisas técnico-científico no universo do futebol desenvolvido pela CBF Academy e foi desenvolvido a partir das constantes conversas que a Comissão de Médicos mantém com os profissionais dos clubes brasileiros.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário