Estaduais de 2025 não deverão valer vaga para a Copa do Nordeste 2026, diz CBF (Confederação Brasileiro de Futebol).
CBF projeta reformulação e destaca que federações não poderão "reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus regulamentos de estaduais".
O documento enviado pela Confederação Brasileira de Futebol aos presidentes das federações do Nordeste sobre a Copa do Nordeste de 2025, na última sexta-feira (22), apresentou um ponto que prevê reformulação no formato da competição para 2026.
A principal alteração exposta pela CBF é quanto aos requisitos para a participação no torneio regional, evidenciando que os campeonatos estaduais de 2025 não deverão valer vagas para o Nordestão de 2026.
A publicação destaca que "a habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF, não podendo a Federação Estadual provisionar, reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus Regulamentos de Campeonatos Estaduais de 2025" (veja abaixo).
No formato atual, por exemplo, os nove campeões estaduais, de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Sergipe, têm vaga assegurada na fase de grupos da Copa do Nordeste.
7 estaduais, das 7 melhores federações no ranking nacional, também apontam um representante ("melhor colocado") para a pré-Copa do Nordeste.
A CBF não especifica no documento quais critérios serão adotados para a formatação do torneio regional em 2026.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário