sexta-feira, 29 de novembro de 2024

100 gols no sub-13 do Palmeiras

Sub-13 do Palmeiras bate 100 gols no Paulista e pode conquistar feito inédito na base: "Fome por vencer".

Com vantagem de 4 a 1 no confronto de ida, Verdão enfrenta São Paulo no sábado (30), em Mogi das Cruzes, para tentar conquistar primeiro estadual do clube com 100% de aproveitamento na base.

A emoção do jovem Gabriel Leite, enxugando o rosto na camisa ao balançar as redes, tem razão de ser. 

O Palmeiras Sub-13 é finalista do Campeonato Paulista, chegou a 110 gols marcados na competição e pode conquistar um feito inédito: o primeiro título estadual alviverde com 100% de aproveitamento na base.

Na história do profissional, apenas 2 títulos paulistas foram conquistados com esse desempenho, nos campeonatos de 1926 e 1932, há pelo menos 92 anos, portanto.

Com 23 vitórias em 23 partidas, o Verdão venceu o São Paulo por 4 a 1 no confronto de ida da final e decide o campeonato às 10 horas (horário de Brasília) deste sábado (30), no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes. 

Será a busca pelo tricampeonato, depois de ser campeão invicto das edições de 2022 e 2023.

A última derrota do Sub-13 no Estadual foi em dezembro de 2019, na semifinal com o São Paulo, quando Endrick e Luis Guilherme ainda estavam no time.

Lembrando que não houve torneio em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, mas desde então o Sub-13 disputou 66 partidas sem perder no Estadual, com 58 vitórias e 8 empates.

Próxima da conquista inédita, a equipe de 2024 vem se destacando também em outras competições. 

E não à toa empilhou cinco títulos na temporada: a Taça Libertadores da América Sub-13, a Liga de Desenvolvimento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que é considerada o Campeonato Brasileiro da categoria, a Burchalkin Cup, na Rússia, a Copa Integração e a Laranjeiras Cup.

Números no Paulista Sub-13: 23 jogos e 23 vitórias, com 110 gols marcados e 12 sofridos (saldo de 98 gols).

Nos bastidores, o desempenho é visto como resultado de um processo de 3 anos, porque a maioria desses atletas vem jogando junto desde o Sub-11.

"Tive o privilégio de ser o treinador dessa geração no Sub-12 e pude dar continuidade em 2024, tenho certeza que isso contribuiu muito. Esse grupo é especial, com atletas que têm fome por vencer, são a cara do Palmeiras. Não é só vencer a qualquer custo, e sim ter uma identidade ao jogar futebol", completou.

Entre os nomes da equipe, 3 estão como destaques para ficar de olho no futuro: o meio-campista Gabriel Bueno, artilheiro do time no Paulista, com 13 gols, e os atacantes Maicon Vinicius e Luis Fhelipe, que acumulam lances decisivos no mata-mata.

"O intuito é formarmos o maior número de jogadores aptos a estarem em alto nível. Buscamos que eles atuem o maior tempo possível. Essa linha nos abre a possibilidade de trabalhar com um grande número de atletas de muita qualidade e, como consequência, apresentarmos um trabalho linear", explicou o coordenador da iniciação do Palmeiras, Marcelo Francisco.

Até as regras do Campeonato Paulista auxiliam nesse sentido, uma vez que todos os atletas inscritos na súmula devem participar da partida e jogar no mínimo 15 minutos. 

Os jogos, por sua vez, duram 60 minutos, com 2 tempos de 30, um intervalo de 10 e paradas técnicas de três minutos na metade de cada tempo.

Essa é a penúltima competição do calendário Sub-13 nesta temporada. 

Depois da decisão de sábado (30), a equipe embarca para o Catar, onde disputará o Encontro Internacional da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), com River Plate, vice da Taça Libertadores da América na categoria, e 2 times locais.

Títulos do Sub-13 em 2024: Taça Libertadores da América Sub-13, Liga de Desenvolvimento da CBF (considerado o Campeonato Brasileiro da categoria), Burchalkin Cup (Rússia), Copa Integração e Laranjeiras Cup.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário