Mushuc Runa: saiba o que significa o nome do time que venceu o Cruzeiro.
Clube equatoriano carrega tradição indígena e está fazendo história na Copa Sul-Americana.
O Mushuc Runa Sporting Club, do Equador, surpreendeu ao vencer o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão, na noite da última quarta-feira (9), pela Copa Sul-Americana.
Em quechua, língua indígena predominante na região dos Andes, "Mushuc" significa “novo” e “Runa” significa “homem”, sendo a tradução literal “Homem Novo”.
Fundado em 2003, na cidade de Ambato, o clube foi criado por uma cooperativa de crédito indígena com o objetivo de promover a inclusão e dar visibilidade aos povos originários do país.
Na época, o intuito do time era contratar apenas jogadores pertencentes a comunidades originárias.
No entanto, a ideia foi perdendo força ao longo do tempo.
A identidade visual do Mushuc Runa incorpora símbolos indígenas, incluindo um mascote que veste o tradicional poncho andino.
Após o triunfo, o presidente do clube, Luis Alfonso Chango, criticou a falta de apoio por parte dos políticos equatorianos.
"Temos autoridades da cidade de Ambato, sendo indígenas, que não nos apoiaram. Temos vereadores indígenas, temos prefeitos indígenas. Eles até suspenderam o estádio que temos, a 3.250 acima do nível do mar. Fecharam as portas para nós. Fizemos um tremendo esforço para construir aquele estádio", afirmou.
Chango acrescentou que o time seguirá empenhado por resultados positivos: "Continuaremos trabalhando. Somos o orgulho do Equador. Esta vitória é importantíssima e vamos continuar trabalhando com o mesmo espírito."
Reportagem: Cnnbrasil.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário