Dia 13 de setembro começa a Copa do Mundo de Futsal da Lituânia. Organizada pela FIFA a competição é a mais importante da modalidade, reunindo 24 Seleções em busca do sonho da conquista do título mundial e o Brasil, sempre favorito, desta vez chega de cara nova: pela primeira vez a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estará no comando da Seleção Brasileira de Futsal em uma competição oficial.
Pouca gente sabe, mas o Brasil era um dos raros países a ter uma Confederação de Futsal independente, ou seja, que não estivesse diretamente ligada a Confederação nacional de futebol.
Tal fato não é demérito, ao contrário, uma necessidade histórica já que o país foi o grande percursor na estruturação do esporte e o primeiro a constituir uma federação para organizar competições oficiais.
Foram 40 anos de grandes histórias, desenvolvimento da modalidade e muitas conquistas.
Internacionalmente o Futsal é regido pela FIFA que detém a prerrogativa estatutária de desenvolver em nível mundial todos os esportes jogados com os pés.
Mas o que isso tem a ver com a CBF, TV Globo e o Futsal?
Tudo!
A CBF é a única entidade do Brasil filiada a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e consequentemente a FIFA, logo todas as demandas gerados pelas entidades são direcionadas a CBF e consequentemente nenhum dos benefícios poderiam chegar diretamente a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal).
Agora, a modalidade pela primeira vez, verdadeiramente faz parte de todo o processo de formação e desenvolvimento do futebol, fator que gera relevância de imediato e credencia a modalidade para o recebimento de diversos projetos de investimento em infraestrutura, desenvolvimento na formação e registro unificado dos atletas.
Ah, mas o futsal então será sempre um penduricalho do Futebol?
NÃO!!!
O Futsal passará a ter a mesma estrutura do Futebol e com o tempo construirá seu caminho, com receitas próprias, desenvolvimento e sustentabilidade.
Uso sempre o exemplo do clube Portuários de Santos, que entre outros revelou Robinho e Neymar, nos dias de hoje eles teriam direito de até 5% em todas as transferências de clube destes atletas e certamente poderiam ser uma das maiores potências de futsal no país.
A Seleção se apresentou na Granja Comary, realizou toda a preparação na mesma estrutura utilizada pelos craques do futebol e a repercussão positiva, além da força da “camisa” da CBF, fez com que a TV Globo confirmasse pela primeira vez a transmissão de todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo, ao vivo em rede nacional.
Essa visibilidade é fundamental para a consolidação da modalidade no mercado publicitário e principalmente na construção da imagem dos novos personagens do Futsal Brasileiro, pois não existe esporte sem grandes ídolos.
Olhar para frente não apaga a nossa história.
A CBFS segue promovendo e fomentando a prática do futsal no Brasil com a realização das competições nacionais e estaduais de clubes, enquanto a Liga Nacional de Futsal é a principal competição de alto rendimento do mundo.
Mas não podemos deixar que o saudosismo nos impeça de enxergar que estamos vivendo o melhor momento da história do futsal brasileiro.
#OFUTSALÉGRANDE
Jogos do Brasil na Primeira Fase da Copa do Mundo:
13/09/2021 - Brasil X Vietnã – 14 horas (horário de Brasília)
16/09/2021 - Brasil X República Tcheca – 14 horas (horário de Brasília)
19/09/2021 - Brasil X Panamá – 10 horas (horário de Brasília)
Reportagem: Mktesportivo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário