quarta-feira, 22 de julho de 2020

Palomanitas: Criador, artesão e o resto

Mesmo quando ela não está jogando, treinando ou viajando para jogos, é improvável que você encontre Paloma Fernandez no sofá assistindo compulsivamente a uma série de TV. 
Paloma Fernandez fala so)bre sua carreira. (Foto: Fifa.com/womens-football) 
O mais provável é que você a pegue percorrendo as milhas em sua bicicleta de montanha, lendo, cozinhando ou liberando sua criatividade com uma lixadeira na mão.

"Sou alguém que nunca para", disse ela ao FIFA.com , rindo. 

"Eu tenho muitos hobbies que também me ajudam a escapar um pouco do futebol, especialmente quando as coisas não estão indo bem, como este ano".

Isso ocorre porque a ex-capitã do Espanyol, uma das equipes pioneiras do futebol feminino espanhol, mas atualmente em queda, e a nova contratação do Osasuna passou por uma das épocas mais complicadas de sua carreira profissional.

Fernandez explicou: "No nível de clubes nesta temporada, houve uma espécie de catástrofe (o Espanyol passou um ano sem vencer e só foi poupado do rebaixamento para a segunda divisão pela suspensão da temporada devido ao COVID-19), enquanto no nível pessoal. Não fui muito usado pelos treinadores e, portanto, não pude ajudar, e por isso lidei com a frustração de não conseguir fazer o que queria por causa das restrições e preferências de treinamento, concentrando-me em outros hobbies, como fazendo meus móveis ".

Seu melhor momento foi jogar no Estádio Cornella contra o Atlético de Madrid diante de 20.000 fãs em 2019: "Eu realmente me senti como um jogador de futebol naquele dia". 

Em uma seção do estádio, um banner gigante foi exibido com sua imagem.

Sua conta no Instagram demonstra o quanto #Palomanitas, um de seus muitos apelidos, desabafou sua frustração com a madeira, um hobby que ocorre na família.

"Em casa, meu pai tem uma pequena oficina com ferramentas e meu avô também construiu modelos", disse ela. 

"Quando criança, lembro-me de ir à oficina e pedir ao meu pai que me desse quatro pranchas de madeira e uma serra para que eu pudesse construir alguma coisa".

Fazer móveis com paletes de madeira é a especialidade dela: "Por exemplo, fiz da minha irmã uma mesa para a sala muito legal e também fiz um sofá para o meu terraço. Como você já tem a estrutura, trata-se de lixá-la. , tratando a madeira um pouco".

Algumas de suas postagens no Instagram são tutoriais genuínos, embora no momento ela não tenha planos de se tornar um YouTuber. "Muitas pessoas me pediram para fazer isso, para ter um registro disso", disse ela, rindo.

Paloma Fernández em madeira : Agora com 30 anos, sua prioridade continua sendo o futebol e, depois de fechar a temporada de sete temporadas com o Espanyol, ela está animada com o desafio de promover a primeira divisão do Osasuna.

"Eles estão indo muito bem", disse Fernandez. 

"O fato de o time ter jogado duas vezes no El Sadar, onde o time masculino joga - apesar de o nosso time ser de segunda divisão já é algo muito encorajador. O projeto aqui é muito ambicioso".

Ela já escolheu um quarto em seu novo apartamento em Pamplona para guardar suas ferramentas e novas criações de madeira. 

Além disso, ela já estava pensando em como poderia fazer uso de seu tempo livre.

"Talvez eu possa fazer um curso de carpintaria que seja compatível com meus deveres de jogar em Osasuna", disse ela. "Como sou autodidata, estou pensando em estudá-lo para aprender como criar melhores projetos e entender os materiais".

Este artigo é parte de nossa série 'Mulheres no futebol', onde analisamos os bastidores de figuras influentes. 

Na próxima semana, focaremos em Rachel Brown.

Confira mais informações no link abaixo:

https://bit.ly/30Fik6K

Reportagem: Fifa.com/womens-football

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário