Bahia vence o Botafogo-PB em jogo de lances polêmicos e avança para a semifinal da Copa do Nordeste.
Bahia vence o Botafogo-PB e avança para semifinais. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
Arbitragem anula gol do Alvinegro paraibano em jogada no mínimo bem duvidosa e valida gol irregular do Tricolor baiano, que vai enfrentar o Confiança no próximo mata-mata do Nordestão.
O Bahia está na semifinal da Copa do Nordeste.
Na noite deste sábado (25), o Tricolor de Aço venceu o Botafogo-PB por 3 a 1 no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e avançou para o penúltimo mata-mata da competição regional.
O time da casa abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Ronaldo, ampliou no início da segunda etapa, com Rodriguinho, e viu a equipe paraibana diminuir em seguida, com Rodrigo Andrade.
Rodrigão ainda marcou o terceiro para o Bahia em uma partida na qual os botafoguenses reclamaram, com razão, em pelo menos dois lances capitais.
O Bahia foi melhor em campo no início e no fim do primeiro tempo em Pituaçu.
O Botafogo-PB foi mais atuante no miolo dessa etapa.
Tomando a iniciativa de ir ao ataque, o Tricolor de Aço abriu o placar ao 12 minutos do primeiro tempo, com Ronaldo aproveitando um rebote da área botafoguense e batendo de primeira, com estilo, longe do alcance do goleiro Felipe.
O gol poderia ter desmontado a estratégia do time paraibano, que era jogar fechado atrás, apostando em uma bola ofensiva.
Mas não.
Os botafoguenses até melhoraram em campo e chegaram perto do empate em duas boas oportunidades, com Mário e Lohan, mas pararam na boa atuação do goleiro Anderson.
Até que a equipe baiana voltou à carga novamente, assumiu o controle do jogo, mas não conseguiu mais boas finalizações.
Jogo intenso na sua segunda metade.
E começou em alta velocidade, com o Bahia ampliando o placar em gol de Rodriguinho logo aos 2 minutos do segundo tempo: Juninho Capixaba cruzou rasteiro, da esquerda, e Rodriguinho só empurrou para as redes.
Apesar da adversidade ampliada no placar, o Botafogo-PB se manteve concentrado no jogo e foi para cima.
Empatou aos 13 minutos do segundo tempo, depois que Fred cobrou falta na trave e, no rebote, Rodrigo Andrade completou de cabeça, no contrapé de Anderson.
E o time paraibano chegou ao empate apenas cinco minutos mais tarde, aos 18 minutos do segundo tempo, com Kelvin, mas a arbitragem marcou impedimento do atacante botafoguense em um lance no mínimo muito duvidoso.
E, aos 24 minutos do segundo tempo, teve mais polêmica.
Rodrigão marcou o terceiro do Bahia, mas estava em posição de impedimento.
A arbitragem validou o lance, e os botafoguenses ficaram na bronca.
Daí para a frente, quase não teve mais futebol.
O árbitro distribuiu cartões amarelos, encerrou a partida com 3 a 1 para o Bahia no placar e ainda expulsou o goleiro Felipe, do Botafogo-PB, após o apito final.
Pelo menos dois lances geraram muita polêmica com a arbitragem: um gol anulado do Botafogo-PB e um gol validado do Bahia.
Aos 18 minutos do segundo tempo, quando perdia por 2 a 1 e era melhor em campo, o time paraibano empatou com Kelvin, mas a arbitragem anulou o lance, marcando impedimento, num lance bem duvidoso.
E apenas seis minutos mais tarde, aos 24 minutos do segundo tempo, Rodrigão marcou o terceiro gol do Bahia, mas o atacante tricolor estava em posição de impedimento quando recebeu a assistência.
A arbitragem, no entanto, validou o gol, o que acarretou muita reclamação, com razão, por parte dos botafoguenses.
Após o apito final, o goleiro Felipe, do time paraibano, ainda foi expulso após criticar a atuação do árbitro.
Classificado, o Bahia vai enfrentar na semifinal o Confiança, que eliminou o Santa Cruz após empate por 0 a 0 no tempo normal e vitória por 4 a 2 nas penalidades máximas.
Essa partida entre baianos e sergipanos está marcada para as 19h30 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (29), em local ainda a ser definido.
Na outra semifinal, um clássico cearense: o Ceará venceu o Vitória por 1 a 0 e o Fortaleza passou pelo Sport nos pênaltis, e alvinegros e tricolores vão disputar a outra vaga na decisão, mas na terça-feira (28).
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário