Campeonato Turco tem campeão inédito; Galatasaray e Fenerbahçe ficam fora até de Liga Europa.
Basaksehir garante título com uma rodada de antecedência.
Tekdemir (direita) comemora gol do título do Basaksehir no Turco. (Foto: Onur Coban/Anadolu Agency via Getty Images) |
Competição volta a ficar com trio tradicional fora do G-2 após 39 anos, e apenas Besiktas jogará torneio continental em 2020/2021.
Grande surpresa da temporada na Turquia, o Basaksehir tornou-se neste domingo (19) o sexto time a conquistar a liga nacional na história.
Com vitória por 1 a 0 sobre o Kayserispor, gol de Tekdemir, a equipe que conta com os brasileiros Júnior Caiçara e Robinho garantiu o título inédito com uma rodada de antecedência, com 69 pontos.
O segundo colocado, Trabzonspor, foi derrotado em casa por 4 a 3 para o Konyaspor e permaneceu com 62.
É a primeira vez desde 1981 que nenhum dos três times tradicionais de Istambul, Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas, consegue ocupar o G-2, faixa que atualmente garante vaga na Champions League.
E os dois primeiros ainda ficaram fora até da Liga Europa da temporada 2020/2021, apenas o Besiktas, que bateu o Fener por 2 a 0, jogará a competição continental.
Faltando uma rodada para o fim, veja os sete primeiros colocados do Campeonato Turco (os dois primeiros vão para a Champions, e o terceiro e o quarto garantem vaga na Liga Europa):
Basaksehir (Turquia): 69 pontos
Trabzonspor (Turquia): 62 pontos
Sivasspor (Turquia): 60 pontos
Besiktas (Turquia): 59 pontos
Galatasaray (Turquia): 55 pontos
Alanyaspor (Turquia): 54 pontos
Fenerbahçe (Turquia): 50 pontos
O Besiktas pode alcançar o Trabzonspor em pontos, mas leva a pior no confronto direto, primeiro critério de desempate.
O Sivasspor, terceiro colocado, por sua vez, ainda pode terminar o Turco como vice-campeão e jogar a próxima Champions League.
Fundado em 1990, o Basaksehir está em sua sexta participação seguida na primeira divisão desde o retorno à elite.
A equipe foi vice-campeã em 2016/2017 e 2018/2019, quando garantiu vaga na Champions, mas não chegou até a fase de grupos, algo que está garantido na próxima temporada.
Títulos do Campeonato Turco:
Galatasaray (Turquia): 22 títulos
Fenerbahçe (Turquia): 19 títulos
Besiktas (Turquia): 15 títulos
Trabzonspor (Turquia): 6 títulos
Bursaspor (Turquia): 1 título
Basaksehir (Turquia): 1 título
"Finalmente!": Segundo jogador mais utilizado na campanha, o brasileiro Júnior Caiçara, lateral-direito com passagens por Santo André, CSA, Ludogorets e Schalke 04, vibrou com a importante conquista.
"Finalmente! Depois de bater na trave nas últimas temporadas, conseguimos nosso objetivo. Só temos que comemorar por essa conquista. O clube merece, por toda essa estrutura, por todo apoio que temos recebido. E por tudo que temos feito nas últimas temporadas. Se pegar os últimos anos , somos os mais regulares e o título era questão de tempo. O grupo basicamente joga junto a quase três temporadas e isso também foi importante".
"Fico feliz de poder fazer parte desse momento e entrar para a história desse clube que acredito que irá alcançar voos maiores por um bom tempo. Conseguimos a vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada. E agora temos uma reta final de Liga Europa, onde tudo pode acontecer. Já eliminamos grandes equipes pelo caminho, quem sabe não aprontamos novamente", completou.
Na atual edição da Liga Europa, o Basaksehir saiu na frente do Copenhaguen ao vencer por 1 a 0 o jogo de ida das oitavas de final antes da paralisação do futebol no continente.
A volta está marcada para o dia 5 de agosto, na Dinamarca.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário