Copa Intercontinental 2025: fase final será disputada novamente no Catar.
FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol) anuncia que país sede da última Copa do Mundo voltará a receber torneio no qual o campeão da Taça Libertadores da América pode enfrentar o Paris Saint-Germain.
A FIFA anunciou neste domingo (28) que a fase final da Copa Intercontinental 2025 será disputada novamente no Catar.
O país sede da última Copa do Mundo voltará a receber a competição, que tem formato novo desde o ano passado, substituindo o Mundial de Clubes anual.
Flamengo-RJ (Brasil) e Palmeiras-SP (Brasil) ainda podem disputar o torneio, caso conquistem a Taça Libertadores da América, e sonham com um duelo contra o Paris Saint-Germain na grande decisão.
O Estádio Ahmad Bin Ali será o palco do Dérbi das Américas, que marcará a estreia do campeão sul-americano na competição de tiro curto, contra o Cruz Azul, vencedor da Champions da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e do Caribe), no dia 10 de dezembro.
O mesmo estádio receberá também a Copa Challenger, que funcionará como semifinal, na qual o vencedor do Dérbi das Américas enfrentará o Pyramids, do Egito, classificado após 2 vitórias em seus primeiros jogos.
A grande final da Copa Intercontinental ainda não teve palco anunciado pela FIFA.
O Paris Saint-Germain tem presença garantida na decisão, uma vez que o participante europeu do torneio passou a ser o único que entra diretamente na última fase.
A final será no dia 17 de dezembro.
10 de dezembro: Dérbi das Américas (Campeão da Taça Libertadores da América) X Cruz Azul (Mèxico)
13 de dezembro: Copa Challenger (Vencedor Dérbi das Américas) X Pyramids (Egito)
17 de dezembro: Final da Copa Intercontinental (Paris Saint-Germain (França) X Vencedor Copa Challenger)
As primeiras fases do Intercontinental deste ano tiveram 2 equipes como anfitriãs: o Pyramids (Egito) recebeu o Auckland City (Nova Zelândia) no Estádio 30 de Junho, na cidade do Cairo, no Egito, e se classificou para a Copa África-Ásia-Pacífico.
Esse duelo teve o Al-Ahli (Arábia Saudita), como dono da casa, no Estádio King Abdullah Sports, em Jidá, na Arábia Saudita.
De acordo com a FIFA, o anfitrião do segundo jogo da competição, a Copa África-Ásia-Pacífico, foi definido através de rodízio que ocorrerá anualmente entre as confederações da Ásia e da África.
Flamengo e Palmeiras são os brasileiros que ainda podem participar da Copa Intercontinental, uma vez que estão vivos na disputa das semifinais da Taça Libertadores da América.
Inclusive, a possibilidade de um brasileiro conquistar o torneio, que pode até ter uma nova final entre times do país, levou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a fazer uma modificação no calendário do futebol nacional.
O fim do Campeonato Brasileiro foi antecipado de 21 de dezembro para o dia 7 de dezembro.
Assim, as semifinais e a final da Copa do Brasil serão disputadas depois do fim do Campeonato Brasileiro.
O torneio de mata-mata terminará no dia 21 de dezembro.
Antes das mudanças, a Copa do Brasil acabaria em 9 de novembro.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário