Norris vence corrida sprint após Piastri ceder a liderança.
Britânico da McLaren recebe a vitória "de bandeja" do companheiro após tensão pelo rádio e pressão de rivais.
Verstappen é punido com 5 segundos, e Leclerc herda o terceiro lugar.
Em uma corrida sprint no Grande Prêmio de São Paulo marcada por tensão e equilíbrio entre os 4 primeiros colocados, Lando Norris, da McLaren, terminou na primeira posição após ter a vitória cedida pelo seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, isso depois de reclamações pelo rádio durante boa parte da corrida.
Após cravar a pole position na véspera, Oscar Piastri já havia falado à imprensa que poderia ceder a posição para Lando Norris e ajudar o companheiro de equipe na briga pelo título mundial.
Depois de um safety car virtual no fim por abandono de Nico Hulkenberg, da Haas, Verstappen ainda tentou atacar Piastri pelo segundo lugar.
No entanto, nem com a terceira posição, que conquistou na pista ao ultrapassar Charles Leclerc, o piloto holandês terminou.
Depois da prova, o tricampeão foi punido com 5 segundos por ultrapassar o delta de velocidade do safety car virtual, caiu para quarto e perdeu a posição no pódio para o monegasco da Ferrari.
Com a vitória na corrida sprint, Lando Norris soma mais 8 pontos na classificação e sobe para 323.
Com os 5 obtidos após o quarto lugar, Max Verstappen agora tem 367, a distância entre os 2 caiu para 44 pontos.
Leclerc mantém a terceira posição com 297.
Os pilotos da Fórmula 1 retornam à pista de Interlagos ainda neste sábado (2) às 15 horas (horário de Brasília), na disputa da classificação para a corrida de domingo (3).
O Globo Esporte acompanha tudo em tempo real!
Piastri mergulhou muito bem e permaneceu com a ponta na largada, e os pilotos da frente mantiveram suas posições no início da prova.
Hamilton saiu mal e caiu para o décimo quarto lugar.
A grande briga do começo da corrida ficou entre Leclerc e Verstappen pela terceira posição.
O holandês tentou atacar duas vezes na volta 3, mas o monegasco freou o ímpeto do tricampeão.
Na volta 5, Norris indicou no rádio da McLaren que estava próximo de Oscar Piastri, dando a entender que seria hora do australiano ceder a primeira posição.
A distância era de menos de um segundo, mas a equipe papaia resolveu não mexer na ordem dos pilotos para evitar ataques de Leclerc e Verstappen, que vinham logo atrás.
Leclerc e Verstappen chegaram a aumentar o ritmo e começaram a ameaçar Norris.
Pelo rádio, a McLaren ordenou que Piastri deixasse Norris em condições de usar o DRS.
Contudo, a briga entre o monegasco e o holandês voltou a esquentar, e os 2 nomes da equipe papaia conseguiram abrir pequena distância, momento em que os apelos do britânico para ganhar a primeira posição voltaram a tomar forma.
Na volta 18, o tricampeão Max Verstappen foi para cima e finalmente ultrapassou Charles Leclerc por fora para tomar a terceira posição.
Sergio Pérez, que fez corrida de recuperação no meio do grid, travou nova batalha particular com Liam Lawson e chegou a tentar a ultrapassagem, mas acabou levando um X do neozelandês da Red Bull.
Depois, no entanto, o mexicano conseguiu a manobra e subiu para o oitavo lugar.
Com 3 voltas para o fim, Nico Hulkenberg teve um problema com o carro e foi forçado a abandonar.
O safety car virtual foi acionado, mas na última volta, já com bandeira verde, ainda houve tempo para Verstappen tentar um ataque a Piastri, sem sucesso, no entanto.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário