segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Jogo limpo

Galo pede "jogo limpo" e impedimento semiautomático contra o Flamengo.

Presidente do time mineiro solicita à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) uso de tecnologia na final da Copa do Brasil. 

Sérgio Coelho cita duelos da década de 1980 entre as equipes e polêmicas com arbitragem.

Muito antes de a bola rolar, o duelo entre Atlético-MG e Flamengo, pela final da Copa do Brasil, já movimenta os bastidores. 

O presidente do Galo, Sérgio Coelho, pede "jogo limpo" e quer o uso de impedimento semiautomático (leia mais sobre a tecnologia no fim da matéria) na decisão. 

O clube mineiro enviou um ofício à CBF solicitando o uso nos jogos contra o Flamengo.

"Vai ser uma grande final e queremos um jogo limpo e não jogos sujos como foi no passado. Estamos encaminhando à CBF um ofício para que ela utilize nessas duas partidas a tecnologia impedimento semiautomático. Ela foi utilizada na Copa do Mundo e é utilizada nas principais ligas europeias."

O presidente do time mineiro reiterou que os 2 estádios das partidas da decisão podem ser adaptados para receber a tecnologia.

"Tanto a Arena MRV como o Maracanã têm condições de receber esse equipamento. Insisto em dizer, o jogo tem que ser limpo e não sujo como foi no passado. Até mesmo os flamenguistas que presenciaram a ladroagem na final do Brasileirão de 1980 no Maracanã e no histórico jogo pela Taça Libertadores da América de 1981, no Serra Dourada, têm vergonha dos fatos", disse o presidente Sérgio Coelho ao Glovo Esporte.

Galo e Flamengo se enfrentaram na Copa do Brasil de 2022, e o Galo foi eliminado nas oitavas de final. 

Na ida, o time mineiro venceu por 2 a 1, no Mineirão. 

Na volta, perdeu no Maracanã, por 2 a 0, com um gol polêmico. 

Outro lance reclamado pelo presidente alvinegro é o atrito entre Hulk e o árbitro Anderson Daronco, na partida contra o São Paulo.

"Em 2022, pela Copa do Brasil, no Maracanã, o árbitro deu um gol a favor do Flamengo que até hoje, nem mesmo com a ajuda da tecnologia, houve uma conclusão que a bola entrasse. Só o juiz viu, até parece que ele tem olho mágico. Nenhum mortal conseguiu ver. A propósito, esse árbitro (Wilton Pereira Sampaio) e o irmão dele (Sávio Pereira Sampaio) têm um histórico de errar sistematicamente contra o Galo".

"É prudente e lógico que a comissão de arbitragem tem que escalar os melhores árbitros e não aqueles que sempre nos prejudicam. Eles são considerados “persona non grata” nos nossos jogos, entre eles estão os irmãos Sampaio e aquele que ameaçou o Hulk (Anderson Daronco)".

Os jogos das finais da Copa do Brasil deste ano serão nos dias 3 de novembro e 10 de novembro. 

A CBF ainda vai sortear os mandos de campo.

Impedimento semiautomático: A tecnologia funciona através de um complexo sistema de câmeras e de sinais, instalados até na bola, para detectar de maneira precisa se um jogador está em posição ilegal.

Ele é intitulado de "semiautomático" por usar o recurso tecnológico para desenvolver uma recriação em 3D, que é apresentada aos juízes para que seja definido o veredito do lance. 

Ou seja, uma colaboração das máquinas com os responsáveis pela arbitragem.

O impedimento semiautomático é o mesmo sistema que se popularizou na Copa do Mundo do Catar, em 2022. 

A tecnologia também foi utilizada na Champions League do mesmo ano, em duas edições da Supercopa Europeia e na Copa do Rei de 2024. 

Em meios às críticas pelas decisões da arbitragem, ela também foi implementada na Premier League nesta temporada.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário