Jogadora da seleção espanhola defende a igualdade no futebol.
Em setembro de 2023, ela denunciou o presidente da Federação Espanhola por crime de agressão sexual.
Jennifer Hermoso venceu o Prêmio Sócrates, que homenageia ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol.
A atacante da seleção espanhola realizou uma denúncia contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, por crime de agressão sexual em setembro de 2023.
"Quero agradecer muito. Isso significa muita coisa. Esse prêmio não é só para mim. Igualdade não é sempre um fato. Trabalhamos sempre todas nós para que o futebol feminino seja um lugar melhor para as próximas gerações", discursou Hermoso.
Hermoso foi à sede da Promotoria Geral do Estado para prestar depoimento contra o dirigente, em virtude do beijo forçado na comemoração do título da Copa do Mundo Feminina.
A Promotoria abriu investigação contra Rubiales no dia 28 de agosto de 2023.
Hermoso tinha até 15 dias para denunciar Rubiales. Ela poderia fazer por escrito, mas preferiu ir pessoalmente.
"Hoje eu acordei lembrando as palavras de uma criança que disse querer ser uma futebolista igual a mim. A lembrança da voz dessa menininha é importante. Ela merece um mundo sem preconceito de gênero, com mulheres corajosas. Não abram mão de lutar. Sejam convencidas de tornar o mundo um lugar melhor. Precisamos de uma mudança dentro e fora de campo".
Jenni Hermoso foi notícia no Brasil durante as Olimpíadas, quando a seleção espanhola foi eliminada pelo Brasil na semfinal.
Após reclamar que Espanha perdeu para um time que "não joga futebol", atacante explicou que estava se referindo às paralisações de jogo e reiterou admiração pelo futebol brasileiro dizendo que Marta era a referência dela.
O Prêmio Sócrates foi criado pela revista France Football em 2022 para identificar e homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol.
O primeiro ganhador foi o atacante Sadio Mané.
O atacante Vinicius Junior conquistou o Prêmio Sócrates na cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2023.
O brasileiro faturou o troféu pelo trabalho do Instituto Vinícius Júnior, projeto social criado e presidido pelo próprio atleta, em 2020, que tem como proposta usar o futebol para inovar no processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com escolas públicas, e também capacitar professores em práticas pedagógicas antirracistas.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário