Sheffield X Luton tem primeiro árbitro negro em 15 anos na Premier League.
Sam Allison se torna o segundo árbitro negro da história da liga, sendo o primeiro a apitar uma partida desde 2008.
A Premier League teve um árbitro negro em ação depois de 15 anos nesta terça-feira (26).
Sam Allison, de 42 anos, se tornou o primeiro juiz negro a trabalhar como árbitro principal em uma partida da elite do futebol inglês desde 2008, comandando a arbitragem no duelo entre Sheffield United e Luton Town, pela décima nona rodada da temporada 2023/2024, a tradicional do Boxing Day, no dia seguinte ao Natal.
O Luton Town venceu a partida por 3 a 2, depois de o Sheffield marcar dois gols contra.
O ex-bombeiro, assim, também se torna apenas o segundo árbitro negro a trabalhar no comando de uma partida em toda a história da primeira divisão inglesa, juntando a Uriah Rennie.
Allison trabalhou nas divisões inferiores do futebol inglês e chegou à segunda divisão no começo da atual temporada.
O árbitro também foi testado na Premier League inicialmente como quarto árbitro no ano passado, em um duelo entre Brighton e Chelsea.
O feito ocorre dias depois de a liga inglesa ter pela primeira vez na história uma árbitra mulher: Rebecca Welch foi a juíza do duelo entre Fulham e Burnley, na última sexta-feira (22).
O ex-árbitro Howard Webb, chefe do Conselho de Árbitros de Jogos Oficiais (PGMOL), órgão responsável pela arbitragem no futebol inglês, celebrou o espaço a ambos.
"Os dois fazem parte do grupo de desenvolvimento do PGMOL. É uma iniciativa ligada ao plano de desenvolvimento de árbitros de elite, que está em vigor há alguns anos para trazer mais rapidamente árbitros talentosos para o caminho", disse Webb.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário