segunda-feira, 20 de julho de 2020

Faltou narrar o Guga

Galvão, na véspera dos 70 anos, revela lamento: "Faltou narrar um título do Guga em Roland Garros".
Guga na abertura das Olimpíadas Rio 2016. (Foto: Agência AP)
Narrador faz aniversário nesta terça e diz que seu maior lamento foi ter transmitido jogo do ex-número 1 do tênis mundial apenas uma vez.

Um dia antes de completar 70 anos, Galvão Bueno recebeu na noite desta segunda-feira (20) de Everaldo Marques, no programa Bem, Amigos, no SporTV, uma pergunta que o fez refletir:

Em mais de 40 anos de carreira inúmeras coberturas internacionais importantíssimas, o que ele gostaria de ter narrado e nunca teve chance?

"Desde esse primeiro torneio de tênis, no começo de março de 1974, desde o primeiro jogo, Botafogo-RJ X Olaria-RJ, no Maracanã, foram 12 Copas do Mundo, sete Olimpíadas. Mais de 600, 650 Grandes Prêmios. Alguns anos atrás, recebi, entrei para o clube dos 500, aqueles com mais de 500 participações oficiais em Fórmula 1. Fiz coisas que me emocionam até hoje, algumas delas vocês acabaram de me mostrar. Sabe do que eu senti falta realmente? Senti falta de transmitir um título do Guga em Roland Garros. Eu, na verdade, fiz um jogo do Guga numa Olimpíada. Não casava ali pelo meu trabalho. E por isso que nos Jogos Olímpicos do Rio eu pedi, e a direção da casa aceitou, disse 'eu queria o Guga meu comentarista de tudo'. E ele foi comentarista de boxe, de ginástica, de natação, de basquete, de futebol, de tudo ele esteve ali do meu lado. Me faltou, realmente me faltou narrar um título do Guga em Roland Garros", afirmou Galvão.

O ex-tenista, tricampeão de Roland Garros e número 1 do mundo por mais de 40 semanas, atuou como comentarista da Globo nas Olimpíadas de 2016 e conquistou o público com seu carisma.

Também durante o programa, Galvão foi indagado por Cleber Machado sobre qual é o esporte mais difícil de narrar. 

A resposta: Fórmula 1.

De acordo com o ícone das transmissões esportivas, a razão é que as provas da principal categoria do automobilismo demandam um conhecimento profundo do narrador para informar não apenas sobre quem está na liderança ou na briga pelas primeiras posições.

Mas, também, para explicar como está a disputa na parte de trás do pelotão, paradas de reabastecimento, pneus e afins.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário