Kosovo retoma futebol sem público, mas com grupo de torcedores fora do estádio.
Nação teve filiação à FIFA apenas em 2016 após disputas diplomáticas com os vizinhos sérvios.
Prishtina e Drenica Skënderaj disputaram o jogo que marcou a volta do futebol em Kosovo. (Foto: EFE) |
Depois de uma série de países europeus retomarem as atividades na última semana, foi a vez de Kosovo aumentar essa lista.
Na maior parte dos jogos, os estádios continuam sem público, como é o caso kosovar.
No entanto, da mesma forma que ocorreu na Síria, um grupo de torcedores foi até o estádio Fadil Vokrri para apoiar o Prishtina, que enfrentava o Drenica Skenderaj pela semifinal da copa do país.
Eles devem ter ficado satisfeitos com o resultado da partida, afinal o Prishtina saiu com a vitória por 3 a 0 e grande vantagem para o jogo de volta.
O campeonato local vai ser retomado no próximo fim de semana e tem disputa acirradíssima pela liderança: do líder Ballkani até o quarto, o próprio Prishtina, são apenas três pontos de diferença.
Kosovo é um território peculiar não só no futebol, mas principalmente na geopolítica, devido às relações conflituosas da península balcânica.
Com a auto-independência em relação à Sérvia declarada em 2008, o país é reconhecido desde 2010 pela maior parte dos membros das Nações Unidas, mas os sérvios ainda exigem o controle do norte, onde têm grande população.
Com esse contexto político por trás, Kosovo só conseguiu se filiar à FIFA em 2016, tendo uma equipe nacional e a liga local reconhecidas pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).
O primeiro jogo da seleção de Kosovo foi contra a Finlândia, válido pelas eliminatórias da Eurocopa que iria ocorrer em 2020.
A partida terminou empatada por 1 a 1.
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário