domingo, 28 de junho de 2020

Arriscada

Atacante do Atlético de Cajazeiras, Éder Paulista mostra preocupação com volta "arriscada" do futebol.
Atacante vem sendo o grande destaque do Atlético de Cajazeiras no estadual. (Foto: Gabriela Sávio/ Atlético de Cajazeiras)
Atacante atleticano se reapresenta ao clube na próxima segunda-feira (29) para retomar a rotina de treinos. 

Jogador é o artilheiro do Trovão Azul no Campeonato Paraibano, com quatro gols.

O atacante Éder Paulista teria muitos motivos para querer a volta do futebol o quanto antes. 

Artilheiro do time de melhor campanha do Campeonato Paraibano até aqui, o Atlético de Cajazeiras, o jogador vai à contramão dos discursos de muitos atletas brasileiros, que prezam pela pressa na volta de suas atividades. 

Os treinamentos em sua equipe, inclusive, voltaram nessa sexta-feira (26). 

No entanto, o camisa 9 do Trovão Azul, apesar de se dizer pronto para retornar ao trabalho, se posiciona de forma contrária à volta do futebol.

No boletim do Governo do Estado, divulgado na última sexta-feira (26), a Paraíba apresentou o número recorde de 2.008 novos casos confirmados em um dia. 

Ao todo, já são 44.242 pessoas contaminadas e 896 mortas por Covid-19 no estado. 

Os números seguem crescentes. 

Porém, o governador João Azevêdo liberou a volta dos treinamentos dos clubes, ficando a cargo das prefeituras darem o aval em cada uma das cidades que tenham clubes disputantes da elite do futebol estadual.

Éder Paulista tem chegada prevista para este domingo na cidade de Cajazeiras e se apresenta ao clube no dia seguinte. 

A cidade sertaneja, até o momento, apresenta um número de 479 pessoas já infectadas, com 14 óbitos. 

Apesar de o número não conter a mesma expressividade, por exemplo, do registrado na capital João Pessoa - onde já são mais mais 12 mil contaminados, o atleta admite que o retorno das atividades não vai de acordo com o que ele pensa; mas espera que tudo ocorra dentro da máxima segurança a todos os envolvidos. 

As testagens da Covid-19 no Atlético-PB foram encerradas nessa sexta-feira (26). 

De acordo com a assessoria do clube, restam Éder e ainda outro jogador se reapresentarem e realizarem os seus exames.

"Para ser sincero, acredito que talvez ainda seja um pouco arriscada essa volta. Alguns estados, como Santa Catarina, estão com um índice de casos bem menor e por isso já estão projetando o retorno dos jogos. Mas eu sou profissional e vou respeitar qualquer que seja a decisão tomada. Espero que tudo possa ocorrer da melhor forma possível, sem botar em risco a vida das pessoas envolvidas", disse Éder.

O atacante partilhou que o grupo atleticano seguiu em contato constante, mesmo que cada qual em sua residência, há quase três meses e meio. 

As brincadeiras continuaram afiadas e o convívio rendeu ainda mais otimismo para os desafios da sequência da temporada. 

Como o Campeonato Paraibano tem retorno agendada para o dia 18 de julho, faltando ainda a autorização do Governo do Estado, o atacante tem reencontro marcado com os seus companheiros já nesta segunda-feira (29), na sequência da retomada de trabalho do Trovão Azul.

Já que vai voltar...

Com quatro gols marcados no Campeonato Paraibano deste ano, Éder é um dos jogadores mais queridos pelo torcedor atleticano do plantel atual e foi eleito o destaque do time até onde foi jogada grande parte da primeira fase do torneio estadual. 

Sem entrar em campo há mais de três meses, o jogador seguiu fielmente o ritmo de treinos em casa. 

A ansiedade pelo retorno do futebol, ele não esconde, é grande. 

Outra expectativa é a de matar a curiosidade sobre a sua competência dentro da grande área.

"Espero que o faro de gol continue o mesmo. A falta de ritmo de jogo é claro que iremos sentir um pouco quando voltarmos, mas a gente vem treinando em casa e fazendo atividades para amenizar isso tudo. Não é o mesmo do que treinar no clube, mas ajuda bastante a manter a forma", revelou.

Mesmo consciente de tudo que acontece em meio ao cenário pandêmico, o jogador até entende, mas lamenta voltar sem poder sentir o calor da sempre numerosa e barulhenta torcida atleticana nas arquibancadas. 

Os últimos jogos do Campeonato Paraibano devem acontecer todos, pelo menos até segunda ordem, sem a presença do torcedor nos estádios. 

Os dois últimos jogos da primeira fase de sua equipe, porém, vão acontecer fora de casa, contra o Campinense e no Clássico do Sertão, diante do Sousa.

"A nossa torcida sempre comparece e incentiva muito o time. Vai fazer falta esse apoio. Mas temos que manter a concentração e encarar os adversários como vínhamos fazendo antes da pausa do futebol. O espetáculo perde sem torcedores presentes, mas é algo que entendemos para esse momento complicado", comentou.

O último jogo do Atlético de Cajazeiras, antes da pausa forçada por conta da pandemia do novo coronavírus, foi no dia 15 de março, no empate em 1 a 1 com o São Paulo Crystal. 

O último gol de Éder Paulista, inclusive, já faz mais de três meses e meio. Foi no dia 8 de março, no Estádio Perpetão, quando o atacante marcou o primeiro da vitória atleticana por 2 a 0 contra o CSP. 

O Trovão Azul estava liderando de forma isolada o Grupo A do Campeonato Paraibano, com a classificação muito bem encaminhada às semifinais

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário