sexta-feira, 26 de junho de 2020

Nunca nem vi

Jejum do Liverpool no Inglês era menor que o de cinco campeões brasileiros na elite. 

Veja a lista.
Torcedor mirim do Liverpool corre com a bandeira de campeão inglês nesta sexta-feira em frente ao Anfield. (Foto: Getty Images)
Reds tiveram que esperar por 30 anos para festejar novamente o título inglês. 

Nas principais ligas da Europa, o peso passou para outros gigantes, como Milan, Manchester United...

Uma espera de 30 anos acabou para o Liverpool na última quinta-feira. Confirmado o primeiro título do Campeonato Inglês desde 1990, o clube agora olha para o passado com outro estado de humor. 

E pode perceber que, no Brasil e nas principais ligas da Europa, a batata quente passou para outras mãos.

No Brasil, especificamente, há cinco campeões brasileiros com jejum maior do que o do Liverpool em campeonatos nacionais: Atlético-MG (48 anos), Internacional (40), Coritiba (34), Sport (32) e Bahia (31).

A lista abaixo levou em consideração apenas clubes da Série A (exceção ao Cruzeiro) com ao menos um título (portanto, não entraram Atlético-GO, Bragantino, Ceará, Fortaleza e Goiás, por exemplo).

Como todos ainda podem ser campeões em 2020 (ou 2021, já que o Brasileiro deve acabar apenas em fevereiro), a conta vale até o ano passado.

Dentro da própria Inglaterra, a sensação era de que havia, de fato, um longo hiato sem o principal título nacional, especialmente porque o último havia sido antes mesmo da criação da Premier League, em 1992.

Numa comparação com outros campeões, no entanto, o cenário ainda não era dos piores: sete times (de seis clubes diferentes) tiveram ao longo de sua história um intervalo maior entre dois títulos. Incluindo o poderosíssimo Manchester United, maior rival do Liverpool, na primeira metade do século XX.

Maiores jejuns históricos no Campeonato Inglês

Clubes             Intervalo           Anos

Blackburn: 1914-1995              81

Aston Villa: 1910-1981         71

Chelsea:   1955-2005         50

Manchester City: 1968-2012         44

Manchester United: 1911-1952 41

Burnley: 1921-1960                 39

Manchester City: 1937-1968 31

Liverpool:         1990-2020 30

Mas e no contexto atual? 

Fomos atrás de todos os jejuns vigentes nas top-5 ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) mais entre os principais clubes de Holanda, Portugal, Rússia e Turquia. 

De certo modo, a nata do velho continente.

Clubes como Arsenal, Lyon, Sporting, Valencia e Roma sofrem a pressão por serem a bola da vez, enquanto há muitos renomados em “quarentena” há três ou mais décadas: Napoli, Hamburgo, Saint-Étienne, Tottenham, Borussia Mönchengladbach, Fiorentina, Schalke, entre tantos outros.

O que dizer, então, do Sheffield United, campeão pela última vez no século XIX?

Utilizamos o mesmo critério do Brasil: no mínimo um título conquistado. 

Veja no link abaixo:


Ao Liverpool, que se reestruturou para chegar a este patamar, com Klopp e um dos maiores faturamentos do mundo, resta a segurança de saber que a próxima taça não deverá levar tanto tempo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário