Justiça suíça inclui Michel Platini em investigação contra Joseph Blatter.
Caso é referente ao pagamento de US$2 milhões feito por Blatter ao dirigente francês, que é acusado de cumplicidade em administração criminosa, apropriação indébita e falsificação.
Michel Platini, ex-presidente da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol). (Foto: Getty Images) |
O ex-presidente da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) Michel Platini foi colocado sob investigação no processo que corre na justiça suíça contra Joseph Blatter sobre o pagamento de US$2 milhões feito pelo ex-presidente da Fifa ao francês em 2011.
Os documentos assinados pelo promotor Thomas Hildbrand acusam Platini de cumplicidade em administração criminosa, apropriação indébita e falsificação.
A investigação indica que Platini enviou faturas à FIFA em janeiro de 2011 solicitando um salário adicional, não estipulado em contrato, pelos serviços de consultor pessoal de Blatter no primeiro mandato do suíço à frente da FIFA, de 1998 a 2001.
No mês seguinte, Platini recebeu o dinheiro.
O caso veio à tona em 2015 quando procuradores federais da Suíça investigavam irregularidades no mandato de Blatter.
Uma das consequências disso foi a renúncia de Blatter à presidência da Fifa e o banimento da dupla da entidade.
Cinco órgãos diferentes - incluindo o Comitê de Ética da FIFA e a Corte Arbitral do Esporte - rejeitaram as apelações deles.
A investigação das autoridades suíças em conjunto com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos culminou no escândalo conhecido como Fifagate, que prendeu alguns dirigentes no dia 27 de maio de 2015, entre eles o ex-mandatário da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Nicolás Leoz, Jack Warner e o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin.
A punição de Platini de quatro anos longe do futebol expira no mês de outubro e planeja voltar a trabalhar com o esporte. Em comunicado, ele negou o envolvimento nesse caso.
"Tenho total confiança na justiça suíça. Estou mais uma vez à disposição deles e sou absolutamente sereno".
A audiência de Platini com o juíz Hildbrand está prevista para o dia 31 de agosto, enquanto Blatter se encontrará com o promotor no dia 1º de outubro para tentar esclarecer o assunto.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário