quarta-feira, 3 de junho de 2020

Debate no futebol mineiro

Membro de comitê de combate à Covid-19 sugere volta do futebol em Minas após pico previsto para agosto.
Troféu Campeonato Mineiro 2020. (Foto: Guilherme Breder)
Presentes em debate na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), América, Atlético e Cruzeiro já tiveram casos de infecção entre seus jogadores.

O futebol em Minas ainda demorará alguns meses para ser retomado, já que o pico da pandemia está previsto para agosto no estado. 

É o que sugeriu o infectologista e integrante do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Starling, em debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, junto do presidente da FMF (Federação Mineira de Futebol), Adriano Aro, e os médicos de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.

Starling aconselha que o futebol só retorne após o pico da pandemia no estado passar. 

Assim, seriam, pelo menos, mais dois meses sem futebol.

"Estamos em momento de ascensão da pandemia. Com o monitoramento dos treinos dos times, teremos informações importantes na hora de implementar de fato a volta do futebol. Projetamos para agosto o pico da doença. O momento ideal para o retorno do esporte é no momento do declínio da pandemia", disse Starling.

O infectologista ainda destacou que a situação da Covid-19 no Brasil é muito diferente de outros países, principalmente dos europeus.

Alemanha e Portugal, por exemplo, já retomaram as partidas das ligas da elite do futebol. 

Espanha e Itália já marcaram a data do retorno.

"Estamos do lado oposto da curva. Não é o momento da flexibilização de atividades com grande aglomeração de pessoas. Corremos muitos riscos", advertiu.

Presente na reunião na Assembleia Legislativa, o presidente da Federação Mineira de Futebol disse que a entidade já criou um protocolo para a retomada do futebol, com a testagem de todos os envolvidos. 

Ele destacou como será o passo quando o futebol voltar.

"Queremos ir retomando competições para os clubes profissionais, promovendo primeiro o Módulo I e, depois, competições para o Módulo II. A seguir, categorias de base. E, num terceiro momento, para clubes amadores", destacou Aro.

O futebol em Minas Gerais está parado desde o meio de março. 

O Campeonato Mineiro, por exemplo, parou na nona rodada. 

A FMF já disse que a competição será encerrada em campo.

América, Atlético e Cruzeiro, presentes no debate na ALMG, já retomaram as atividades, mas já tiveram casos de Covid-19 entre os atletas. 

No Coelho, foi o meia Matheusinho. 

No Galo, o camisa 10 Cazares. 

Na Raposa, dois casos: o atacante Vinícius Popó e o volante Jean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário