segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Convocação da seleção Espanhola feminina

Nova treinadora da Espanha não convoca Jenni Hermoso: "Melhor forma de protegê-la".

Vítima de assédio pelo ex-presidente da federação espanhola, atacante fica fora da primeira lista de Montse Tomé.

A técnica Montse Tomé assumiu o comando da seleção feminina da Espanha nesta segunda-feira (18) e divulgou sua primeira lista de convocadas, contando com 15 atletas campeãs do mundo em agosto. 

Uma das jogadoras que venceram o Mundial e não foram chamadas pela nova treinadora foi a atacante Jenni Hermoso, vítima de assédio ao receber um beijo não consentido de Luis Rubiales.

"Estamos com Jenni em tudo e com todas as jogadoras. A única forma de ajudá-la é ouvi-la. Acreditamos que a melhor forma de protegê-la é assim. Temos Jenni, trabalho com ela há cinco anos. Concordamos como colega de profissão. Gosto de ouvi-las, de estar perto delas. Tudo o que aconteceu nesses dias é muito desagradável", afirmou Montse Tomé.

Na última semana, 39 jogadoras, entre elas 21 campeãs da Copa do Mundo, manifestaram sua recusa à equipe nacional. Em carta, as atletas julgavam que mesmo com a renúncia de Luis Rubiales e a demissão do treinador Jorge Vilda, as mudanças na estrutura da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) eram insuficientes.

O novo mandatário da RFEF, Pedro Rocha, prometeu adequar a entidade a novos parâmetros de gestão, mas pediu paciência, sem especificar que mudanças pretende fazer. 

Aparentemente, houve uma trégua, e as jogadoras que semana passada estavam dispostas a boicotar a seleção foram chamadas por Montse Tomé.

A treinadora, que foi auxiliar de Jorge Vilda na Copa do Mundo, incluiu na sua primeira convocação cinco jogadoras que estavam entre as 18 que iniciaram, em 2022, um boicote ao treinador e acabaram não indo à Copa: a zagueira Mapi León e a meia Patri Guijarro, ambas do Barcelona, a atacante Amaiur Sarriegi (Real Sociedad), a defensora Laia Alexandri (Manchester City) e Lucia Garcia (Manchester United).

Veja a lista de convocadas:

Goleiros: Misa Rodríguez, Cata Coll, Enith Salón.

Defensoras: Irene Paredes, Laia Alexandri, Oihane Hernández, Olga Carmona, Ona Batlle, Mapi León e María Méndez.

Meio-campistas: Aitana, Alexia, Patri Guijarro, María Pérez, Tere Abelleira, Rosa Márquez.

Atacantes: Athenea del Castillo, Esther González, Eva Navarro, Inma Gabarro, Mariona, Lucía García e Amaiur Sarriegi.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário