Verstappen vence, se aproxima do tri e RBR é hexacampeonato.
Bicampeão agora precisa de apenas três pontos para faturar título da Fórmula 1 de 2023 no Grande Prêmio do Catar.
Norris foi segundo e Piastri terceiro, levando seu primeiro pódio após duelos internos e externos com a Mercedes.
De ponta a ponta, Max Verstappen venceu pela décima terceira vez em 2023 na madrugada deste domingo (24), no Grande Prêmio do Japão, e está mais perto que nunca de seu tricampeonato mundial.
O resultado ainda garantiu o hexacampeonato de construtores da RBR com seis corridas de antecedência. Lando Norris foi segundo, sucedido pelo colega e calouro da McLaren Oscar Piastri, no primeiro pódio da carreira.
Max liderou todos os treinos livres da etapa e largou da pole position, fazendo ainda a melhor volta da prova no Circuito de Suzuka.
Agora, tem 400 pontos na classificação, 177 a mais que o vice-líder Sergio Pérez.
Com 180 pontos em jogo, se ele faturar três em comparação com o colega da RBR na corrida sprint do Grande Prêmio do Catar, daqui a duas semanas, será tricampeão.
A RBR conquistou seu hexa de construtores de forma consecutiva, após ter faturado o quinto título em 2022.
O resultado confirma o reestabelecimento da dominância do time, que já é quase tri de pilotos (2021, 2022 e 2023) com Verstappen mas enfrentou um jejum de nove anos no Mundial de equipes, desde o tetra com Sebastian Vettel entre 2010 e 2013.
Por outro lado, a equipe pontuou apenas com seu líder na corrida deste domingo (24).
Sergio Pérez largou em quinto lugar mas se envolveu em dois incidentes, foi punido duas vezes com 5 segundos e ainda voltou para a pista para dar três voltas, mais de 20 após ter, inicialmente, abandonado a corrida.
Agora o mexicano tem Lewis Hamilton, terceiro no Mundial, a 33 pontos dele, eram 40 pontos de vantagem até então.
E se Verstappen conduziu sua vantagem com segurança nas 53 voltas, a situação não foi tão tranquila nas posições subjacentes: a McLaren, segunda força do fim de semana, se viu em alguns conflitos internos e também com a Mercedes, que surgiu como sua rival pelas últimas vagas no pódio.
A Ferrari, correndo por fora, pôs Charles Leclerc em quarto lugar, obtendo com ele seu melhor resultado.
Piastri, que largou de forma inédita na primeira fila, foi superado por Norris na abertura da corrida.
No decorrer da prova, chegou a ficar na frente do colega, que teve seu pit stop antecipado, mas acabou cedendo a dianteira após certa resistência.
A McLaren fez sua quarta aparição no pódio em 2023.
Resultado
Max Verstappen (RBR)*
Lando Norris (McLaren) +19s387
Oscar Piastri (McLaren) +36s494
Charles Leclerc (Ferrari) +43s998
Lewis Hamilton (Mercedes) +49s376
Carlos Sainz (Ferrari) +50s221
George Russell (Mercedes) +57s659
Fernando Alonso (Aston Martin) +1m14s725
Esteban Ocon (Alpine) - +1m19s678
Pierre Gasly (Alpine) +1m23s155
Liam Lawson (AlphaTauri) - 1 volta
Yuki Tsunoda (AlphaTauri) - 1 volta
Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 volta
Nico Hulkenberg (Haas) - 1 volta
Kevin Magnussen (Haas) - 1 volta
Alexander Albon (Williams) - ABANDONOU
Logan Sargeant (Williams) - ABANDONOU
Lance Stroll (Aston Martin) - ABANDONOU
Sergio Pérez (RBR) - ABANDONOU
Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - ABANDONOU
A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas com o Grande Prêmio do Catar em 8 de outubro, válido como a décima sétima etapa da temporada.
Verstappen já pode cravar o tricampeonato mundial em Losail; veja contas.
A largada: Piastri e Norris cercaram Verstappen dos dois lados, mas a aproximação maior do britânico da McLaren, novo vice-líder, não foi suficiente para ameaçar o bicampeão.
Logo atrás deles, Charles Leclerc, quarto colocado, teve uma reação mais lenta na largada, o que obrigou Carlos Sainz a tomar a dianteira e ultrapassar Sergio Pérez.
Enquanto o espanhol foi de sexto para quinto, o piloto da RBR caiu de quinto para o sétimo lugar e ainda teve um contato com Lewis Hamilton, oitavo no grid inicial.
No fundo do grid, a curva 1 foi palco do primeiro incidente da prova: um contato entre Bottas e Alexander Albon, que ainda atingiu Esteban Ocon e Guanyu Zhou.
O safety car foi acionado.
Contabilizando os danos: Pérez trocou o bico do carro e os pneus médios pelos duros na terceira volta, e foi punido com 5s por ultrapassar sob o safety car. Zhou, Ocon e Bottas também passaram por reparos.
O pit stop do finlandês, inclusive, foi lento por uma confusão entre os mecânicos nos boxes.
E na retomada, na quinta volta, ele foi atingido por Logan Sargeant e rodou na área de escape.
Sargeant recebeu 5 segundos pelo contato com Bottas, que abandonou.
E ele não foi o único: Pérez danificou novamente sua asa dianteira ao bater em Kevin Magnussen na volta 13, quando disputava o décimo segundo lugar.
Pelo lance, levou mais 5 segundos.
De volta aos boxes sob safety car virtual, Checo ainda pisou na linha de entrada do pit lane, lance que passou batido pelos comissários.
Ele deixou a corrida na décima sexta volta, retornou na quadragésima para cumprir punição e retirou-se de novo após três giros.
Tranquilo, tranquilo: Sem ameaças ao longo da prova inteira, bastou ao bicampeão administrar sua vantagem, que aumentou durante a bandeira amarela no incidente entre Pérez e Magnussen.
O holandês fez seu primeiro pit stop na décima sétima volta, trocando os pneus médios por um conjunto novo, e em três giros, recuperou a liderança da prova.
Na metade final da disputa ele já tinha quase 30 de vantagem na ponta, o que o possibilitou parar uma segunda vez, no trigésimo oitavo giro, para aderir aos pneus duros.
Briga caseira: Hamilton largou da oitava colocação e superou Russell na sexta volta, assumindo o sétimo lugar.; depois, pressionou Fernando Alonso pelo P6, que obteve com o pit stop do rival na volta 12.
Quatro giros depois, o heptacampeão passou pela grama, o que possibilitou a aproximação de Russell.
O veterano chegou a espalhar o carro contra o colega que, pelo rádio, queixou-se do excesso.
Esse não foi o único conflito entre colegas na prova.
Depois dos pit stops dos primeiros colocados iniciado por Piastri na décima terceira volta.
Seguido por Verstappen na décima sétima e Norris e Leclerc na seguinte, a dupla da McLaren voltou para a pista atrás de Russell, vice-líder provisório.
A equipe orientou seus pilotos da possível estratégia do rival da Mercedes, e Norris, preocupado, pediu uma inversão de posições com Piastri, o que demorou a ser efetivado devido à defensiva do calouro.
Russell visitou o pit lane na vigésima quinta volta para trocar os pneus médios pelos duros.
Piastri enfim cedeu e, na vigésima sétima volta, abriu caminho para o companheiro retornar à vice-liderança.
Quem fica com o pódio?
A segunda rodada de pit stops começou para os primeiros colocados começou com Hamilton adotando novos pneus duros na trigésima quinta volta.
Depois dele, Leclerc e Piastri pararam e, no trigésimo sétimo giro da corrida, foi a vez de Norris, alçando Russell novamente ao terceiro lugar.
A nova visita de Verstappen aos boxes na volta 38 não ameaçou sua liderança, mas as coisas esquentaram logo atrás dele: Norris, então quarto colocado, conseguiu superar o compatriota da Mercedes, que entrou na mira de Piastri enquanto Sainz parava de novo.
O australiano ultrapassou Russell na quadragésima segunda volta, retornando ao pódio.
E o britânico ainda viu Leclerc superá-lo no giro seguinte.
Nas voltas finais, Russell passou a sofrer com a pressão de Hamilton pelo quinto lugar e acabou cedendo a posição para o colega, que temia a aproximação de Sainz.
Posteriormente, o espanhol da Ferrari ainda passou o piloto da Mercedes e ameaçou o heptacampeão, que no fim, manteve-se em quinto.
Mais desfalques: A corrida ainda teve Lance Stroll deixando a corrida na vigésima segunda volta, com problemas na asa traseira de sua Aston Martin.
Depois, Logan Sargeant e Alexander Albon também tiveram os carros retirados, por motivos ainda não esclarecidos.
Ao todo, cinco pilotos não chegaram até o fim da prova.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário