A quarentena de Tite: no Rio, técnico e equipe fazem reuniões semanais à espera de datas FIFA.
Após férias coletivas em abril, comissão passou a dois encontros semanais para novo ciclo de análises de jogadores, revisão de jogos da seleção e estudos de últimos mundiais.
Ainda em março, Tite e comissão técnica definiram primeiros passos para período de quarentena. (Foto: CBF - Confederação Brasileira de Futebol) |
Desde que a quarentena começou no Rio de Janeiro, o treinador seguiu na cidade, em casa, e passou a comandar duas reuniões semanais com membros de sua equipe com vista à data FIFA de setembro.
Embora ainda haja muitas incertezas sobre abertura de fronteiras entre países sul-americanos, o que exigiria também deslocamento de jogadores que atuam na Europa, a FIFA confirmou para setembro o início das Eliminatórias da América do Sul.
Apesar da incógnita, a data definida para as competições eliminatórias e o retorno do futebol nas principais ligas da Europa modificou a agenda da comissão.
Ainda antes das férias forçadas durante o mês de abril, Juninho Paulista, coordenador da seleção principal, e Tite passaram a reunir a comissão técnica uma vez por semana.
Decidiram seguir procedimento padrão de período de convocações, com análises de jogos e treinos recentes da própria seleção brasileira, mas também com estudos do desempenho dos últimos três campeões nas Copas do Mundo, Espanha de 2010, Alemanha em 2014 e a França de 2018.
Com o retorno das competições europeias, as reuniões passaram a ser realizadas às terças e sextas-feiras desde a última semana.
Há monitoramento de atletas que estão na chamada "lista larga" de Tite, o que inclui, além dos eventuais 23 convocados, 40 a 50 nomes sempre em observação com potencial para serem lembrados, e em alguns casos também houve contatos pontuais.
Três datas FIFA até o fim do ano: O preparador físico Fabio Mahseradjan e o médico Rodrigo Lasmar, por exemplo, entraram em contato com alguns atletas para saberem do retorno aos treinos.
Phillipe Coutinho, que passou por cirurgia recente no Bayern de Munique, foi um dos atletas que recebeu ligação dos profissionais brasileiros.
A comissão ainda não tem data para retornar à sede da CBF, há um revezamento de funcionários no prédio para respeitar distanciamento mínimo e todos cuidados com a contaminação da Covid-19.
Mas nas últimas semanas profissionais da análise de desempenho foram até a sede da entidade para usar as ferramentas de edição para preparar material de jogadores em análise.
Depois, levam este recorte de partidas e de lances para estes encontros semanais da comissão técnica de Tite.
Com o adiamento da data FIFA de março, quando seriam realizadas as primeiras rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, e também da Copa América, que seria realizada na Argentina e na Colômbia em junho, a seleção brasileira ainda tem três datas FIFA até o fim deste ano.
Em setembro, outubro e novembro.
Neste período estão previstas as primeiras seis rodadas das eliminatórias sul-americanas.
A Copa América foi adiada para 2021.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário