sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Para a história do Equador

Enner Valencia vira artilheiro da Copa e iguala recorde com seis gols seguidos pelo Equador.

Atacante do Equador havia marcado duas vezes na cerimônia de abertura do Mundial, diante do Catar, e balançou as redes novamente nesta sexta-feira (25).

Enner Valencia "assinou" a comemoração após balançar as redes pelo Equador, no confronto diante da Holanda, nesta sexta-feira (25). 

Depois de marcar os dois primeiros gols do Mundial, na abertura da Copa do Catar, o atacante mandou o terceiro dele na competição e chegou ao sexto seguido pela seleção sul-americana em Copas, igualando um recorde histórico no futebol.

Além dos números pela seleção, Enner ainda assume a artilharia isolada da Copa do Mundo, com 3 gols marcados em apenas duas partidas - contra Catar e Holanda.

Os números deixam Enner Valencia ao lado de outros três nomes na liderança de uma lista restrita, sobre todos os atletas que marcaram 6 gols seguidos por suas respectivas seleções. 

O equatoriano está na lista com Eusébio, por Portugal em 1966. 

Paolo Rossi, pela Itália em 1982, e Oleg Salenko, pela Rússia em 1994.

Depois do quarteto, aparecem outros três nomes, que têm 5 gols seguidos por suas equipes: Cristiano Ronaldo com Portugal, Alessandro Altobelli na Itália e Peter McParland, da Irlanda do Norte.

Os seis gols pela seleção do Equador colocam Valencia a frente de alguns nomes expressivos do futebol, que têm mais partidas e menos gols por suas respectivas seleções. 

Ele soma 6 gols em 5 jogos por Copas do Mundo, acima, por exemplo, de Garrincha, Mbappé, Romário e Puskás.

Enner Valencia: 6 gols em 5 jogos

Cavani: 5 gols em 15 jogos

Garrincha: 5 gols em 12 jogos

Mbappé: 5 gols em 8 jogos

Romário: 5 gols em 5 jogos

Puskás: 4 gols em 6 gols

Cruyff: 3 gols em 7 jogos

Enner Valencia ainda chegou a aparecer como dúvida no Equador durante esta semana, após deixar o jogo de estreia com dores no joelho direito. 

Até a quinta-feira (24), inclusive, o técnico Gustavo Alfaro ainda tinha dúvidas sobre as condições do atleta, mas ele terminou figurando entre os titulares nesta sexta-feira (25).

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário