sábado, 10 de dezembro de 2016

Brasileira foi bicampeã nas piscinas

A brasileira Etiene Medeiros conquistou neste sábado (10), o bicampeonato mundial dos 50m costas em piscina curta, que está sendo disputado em Windsor, no Canadá. 

Para levar o ouro, a pernambucana fez o melhor tempo do ano, 25s82, ficando à frente da húngara e campeoníssima Katinka Hosszu, prata com 25s99, e da americana Alexandra Margaret De Loff, bronze com 25s14. 

Antes sempre rola aquele friozinho, mas tem que se manter positivo. 

Não é fácil estar aqui e buscar mais uma medalha. Estou muito feliz e rodeada por pessoas. Esse ano eu aceitei muita coisa. 

Dor, felicidade. 

Virei muita página. 

Terminar o ano com essa medalha me deixa muito leve. Sei que o Brasil passa por muitas coisas difíceis - disse Etiene em entrevista ao canal SporTV.

Em 2014, em Doha, a nadadora de 25 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um mundial do esporte, seja de piscina curta ou olímpica. 

Chegou ao Canadá com o recorde mundial e da competição. E nas semifinais de sexta-feira mostrou que vinha forte, fazendo o então melhor tempo do ano, 26s00. 

Neste sábado (10), Etiene desistiu de nadar os 50m livre para se dedicar somente ao nado costas.

Na quinta-feira (8), ela foi fundamental para o revezamento medley misto do Brasil levar a medalha de prata ao abrir a prova e nadar em 25s93, tempo que não é válido para o ranking mundial por ser uma prova mista. 

Neste domingo (11), o Brasil tem mais chances de conquistar medalhas. 

Nos 50m peito, o recordista do Mundial Felipe França tenta o tricampeonato da prova com o quarto melhor tempo das semifinais, terceiro de sua série, com 26s10. 

Felipe Lima venceu a sua série com 26s08 e ficou em segundo no geral. 

Único a nadar abaixo dos 26s, o russo Kireill Prigoda fez 25s95 vai para a final com o melhor tempo. 
Daiene Dias vai para a final dos 100m borboleta com o sexto melhor tempo entre as oito finalistas, 57s10. 

Etien ficou em terceirio em sua série. 

A mais rápida foi a americana Kelsi Worrell, com o tempo de 55s80. 

Grande destaque individual da competição, a "mulher de ferro" Katinka Hosszu perdeu o ouro para Etiene, mas venceu os 200m medley com 2m02s90 e chegou a oito medalhas em Windsor, seis de ouro e duas de prata, 20 em toda competição. 

Cabe mais, já que ela se classificou para a final dos 100m borboleta neste domingo (11). 
Canadenses se rendem a Etiene Medeiros. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Primeira negra campeã mundial, a jamaicana Alia Atkison conquistou o bi nos 100m peito com o tempo de 1m03s03. Entre os homens, o sul-africano Chad Le Clos levou o bicampeonato nos 50m borboleta, 21s98, melhor tempo do ano. 

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário