Grande Prêmio do Japão: Verstappen vence e cola em Norris no Mundial.
Bortoleto é décimo nono colocado.
Quatro vezes vencedor em Suzuka, holandês está a um ponto do rival britânico no campeonato de pilotos da Fórmula 1 2025.
Piastri, da McLaren, completa pódio.
Líder de ponta a ponta, Max Verstappen conduziu tranquilo rumo à sua primeira vitória de 2025, no Grande Prêmio do Japão.
Na prova na madrugada deste domingo (6), o tetracampeão da RBR gerenciou uma pequena mas suficiente vantagem de 1s4 sobre Lando Norris e, agora, está a um ponto do rival da McLaren no campeonato.
Oscar Piastri completa o pódio duplo da equipe britânica, em terceiro lugar.
Impulsionado por uma pole position que quebrou jejum de 280 dias, Verstappen chegou a quatro vitórias seguidas no Circuito de Suzuka.
Com isso, iguala Lewis Hamilton como o maior vencedor em atividade na pista, que tem Michael Schumacher e suas 6 conquistas no topo do ranking.
O holandês não chegava em primeiro desde o Grande Prêmio do Catar de dezembro do ano passado.
Bortoleto, que largou em décimo sétimo lugar, chegou a ganhar posições com os pit stops de Lance Stroll e Jack Doohan; o brasileiro também adotou os compostos médios na volta 32.
Porém, seguiu cerca de 1 segundo mais lento que os líderes e não conseguiu avançar no decorrer da corrida, mesmo fechando voltas melhores que as de Nico Hulkenberg, que fez a estratégia inversa, largou e chegou em décimo sexto colocado.
Destaque para Isack Hadjar: o calouro da RB, que deu as boas vindas a Lawson na equipe neste fim de semana, chegou em oitavo lugar após perder uma posição para Lewis Hamilton, conquistando os primeiros pontos da carreira.
A equipe sobe para oitavo no Mundial, com 7 tentos.
A RBR não teve a mesma sorte que Max em relação ao campeonato de construtores: pontuando apenas com o tetracampeão, segue em terceiro lugar atrás da Mercedes e vê a McLaren ampliar a liderança em mais 33 pontos.
O time promoveu a estreia de Yuki Tsunoda na vaga que era de Liam Lawson; mas a estreia do japonês em casa não vingou e ele chegou em décimo segundo lugar, após largar em décimo quinto lugar.
Resultado
Max VERSTAPPEN (RBR)
Lando NORRIS (McLaren) +1s423
Oscar PIASTRI (McLaren) +2s129
Charles LECLERC (Scuderia Ferrari) +16s097
George RUSSELL (Mercedes) +17s362
Kimi ANTONELLI (Mercedes) +18s67
Lewis HAMILTON (Scuderia Ferrari) +29s182
Isack HADJAR (RB) +37s134
Alexander ALBON (Williams Racing) +40s367
Oliver BEARMAN (Haas F1 Team) +40s529
Fernando ALONSO (Aston Martin) +54s529
Yuki TSUNODA (RBR) +58s401
Pierre GASLY (Alpine) +1m02s122
Carlos SAINZ (Williams Racing) +1m12s129
Jack DOOHAN (Alpine) +1m12s297
Nico HULKENBERG (Sauber) +1m23s940
Liam LAWSON (RB +1m29s717
Esteban OCON (Haas F1 Team) +1m30s421
Gabriel BORTOLETO (Sauber) +1m30s880
Lance STROLL (Aston Martin) - 1 volta.
A Fórmula 1 retorna já na próxima semana, em 13 de abril, com o Grande Prêmio do Bahrein.
A etapa no Circuito de Sakhir é válida como a quarta da temporada; veja o calendário completo.
Momentos-chave:
A largada: Max conseguiu manter a dianteira apesar da aproximação de Norris, que por sua vez, seguiu com a vice-liderança à frente de Piastri.
No top 10, não houve nenhuma mudança de posição.
Logo atrás, porém, Fernando Alonso se aproximou da zona de pontuação ao passar Pierre Gasly.
No fundo do grid, Bortoleto, que começou a corrida com pneus duros, perdeu 3 posições e foi de décimo sétimo ao último lugar.
Verstappen segue na frente: Entre as voltas 10 e 20, Norris conseguiu descontar 0s6 dos 2 segundos de desvantagem que tinha para Verstappen.
No entanto, seguiu a prova inteira atrás do tetracampeão da RBR, mesmo após a rodada única de pit stops inaugurada por George Russell na volta 20.
O pit stop do piloto da Mercedes foi sucedido no giro seguinte por Piastri; no vigésimo segundo vieram Verstappen, Norris e Leclerc.
Os 2 primeiros saíram juntos da troca de pneus, substituindo os compostos médios pelos duros.
Dupla se encontra no pit lane: Lando, que deixou a garagem da McLaren segundos depois de Verstappen , não quis reduzir e avançou na parte de fora do trecho: sem espaço, ele acabou passando pela grama para evitar contato.
O britânico se queixou pelo rádio da equipe, assim como Max, que se defendeu.
O lance chegou a ser analisado pelos comissários, mas descartado.
As posições se reestabeleceram na volta 32 e seguiram assim, embora Piastri tenha ensaiado uma aproximação de Norris entre as voltas 40 e 47.
Lando também chegou perto de Max nas últimas voltas, mas a distância entre eles voltou a crescer.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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