sexta-feira, 11 de abril de 2025

Vitória da Universidad Católica na Copa Sul-Americana

Universidad Católica 3 a 1 Cerro Largo na Copa Sul-Americana: o Arachán lutou para se firmar na altitude de Quito.

O time de Danielo Núñez chegou ao intervalo perdendo por 0 a 2 e um gol de Brian Ferrares os colocou de volta no jogo no início do segundo tempo, mas o time da casa controlou o jogo e finalizou o jogo aos 15 minutos do primeiro tempo.

No grupo chave, o Cerro Largo visitou a equipe da Universidad Católica do Equador em Quito pela segunda rodada de seu grupo na Copa Sul-Americana e conquistou a primeira vitória da série.

O time de Arachán sofreu na altitude de Quito, chegando a perder por 2 a 0 no placar no segundo tempo e, apesar de um gol de Brian Ferrares ter colocado o time de Danielo Núñez de volta ao jogo, eles estavam muito atrás no placar e os santistas, que já mereciam o terceiro gol há algum tempo, o encontraram nos acréscimos, graças ao seu capitão Ismael Díaz, que foi uma estrela.

Com este resultado, a Universidad Católica lidera o grupo com 4 pontos, enquanto o Cerro Largo é o último com um ponto. 

Defensa y Justicia da Argentina e Vitória completam com 2 pontos cada.

Você não deve passar. 

Essa parecia ser a mensagem do arachán para o Santos, enquanto o time uruguaio esperava em seu próprio campo, mas nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo, o time da casa começou a encontrar seu caminho.

Quando não é possível jogar coletivamente, passes longos para pular linhas e cruzamentos são bons, especialmente com um atacante como Azarías Londoño. 

Aos 18 minutos do primeiro tempo, o atacante interceptou um ótimo cruzamento de Gregori Anangonó, saltou mais alto que os 2 zagueiros do Arachán que o marcavam e abriu o placar.

A equipe de Danielo Núñez não se abalou com o gol dos donos da casa e, apesar de não ter criado oportunidades ofensivas, seguiu no jogo, ainda que com alguns sinais de começar a sentir os 2.783 metros de altitude do Estádio Olímpico Atahualpa. 

A partida, como queria o arachán, foi disputada em não mais que 3 quartos do campo, mas o Cerro Largo não conseguiu produzir quase nenhuma jogada coletiva.

Buscar de longe parecia ser a solução da Universidad Católica para a falta de espaço e, aos 41 minutos do primeiro tempo, Mauro Díaz disparou um chute forte que acertou o travessão de Gino Santilli.

O Cerro Largo mostrou alguns sinais de recuperação, tendo entrado na área da Católica 2 vezes, mas o time da casa encontrou o segundo gol após sua melhor jogada coletiva do primeiro tempo. 

O capitão Ismael Díaz passou por Martín Gianolli dentro da área e finalizou com calma, sem deixar marcas em Santilli, ampliando a vantagem.

No segundo tempo, surgiu a primeira oportunidade de gol do Cerro Largo. 

Aos 4 minutos do segundo tempo, Facundo Peraza recuperou a bola no segundo poste após um escanteio, mas a bola não foi para o goleiro Johan Lara, que, até então, era apenas um espectador da partida.

Foi um começo promissor para a equipe de Arachán, mas aos 11 minutos do segundo tempo o árbitro expulsou Brian Ferrares por uma aparente agressão a um jogador adversário. 

Felizmente para o time de Danielo Núñez, o VAR chamou Michael Espinoza, que pôde revisar a jogada e transformar o cartão vermelho em advertência.

O time uruguaio arriscou fisicamente na busca pelo gol e também deixou espaços na defesa que o time da casa quase aproveitou, mas o goleiro Gino Santilli e a trave negaram o terceiro.

Os escanteios foram a melhor arma do Cerro Largo na partida e o gol saiu aos 30 minutos do segundo tempo. 

Ferrares, que havia sido poupado do cartão vermelho, invadiu a área e marcou de cabeça. 

O time da casa controlava a partida, mas o desconto deu nova chance ao arachán.

Mas o lugar era melhor e cada segundo que passava tornava Cerro Largo mais cansativo e fisicamente exigente. 

Já nos acréscimos, em cobrança de lateral do goleiro, o craque Ismaél Díaz fechou a partida ao finalizar cruzado, na saída de Santilli.

Universidad Católica (Equador) 3 X 1 Cerro Largo (Uruguai): escalações confirmadas

Dia: Quinta-feira, 10 de abril

Horário: 23 horas (horário de Brasília)

Torneio. Transmissão da Copa Sul-Americana: DGO e DSports

Universidade Católica (Equador): João Lara, Gregori Anangonó, Luis Cangá, Carlos Medina, Jhon Chanceler, Luis Moreno (aos 51 minutos do segundo tempo, Milton Maciel), Jerónimo Cacciabue, Daykol Romero, Mauro Diaz (aos 34 minutos do segundo tempo, Andrés Rodríguez), Ismael Diaz (aos 51 minutos do segundo tempo, Rooney Troya), Azarias Londoño (aos 34 minutos do segundo tempo, Byron Palacios).

Técnico: Diego Martínez.

Cerro Latrgo (Uruguai): Gino Santilli, Alan García (com 1 minuto do segundo tempo, Cristian González), Alan Di Pippa (com 1 minuto do segundo tempo Brian Ferrares), Martín Gianoli, Facundo Bonifazi; Lucas Correa, Matias Mir (aos 10 minutos do segundo tempo, Leandro Otormin), Sebastian Assis, Agustin Perez (aos 24 minutos do segundo, Mauro Brasil), Julian Contrera, Facundo Peraza (aos 24 minutos do segundo tempo, Maurício Affonso).

Técnico: Danielo Núñez.

Amarelo. Cacciabue, I. Díaz (Universidad Católica - Equador), Gianoli, Ferrares, Correa (Cerro Largo - Uruguai). 

Vermelhos. Não havia

Gols: aos 18 minutos do primeiro tempo, Londoño (1 a 0), aos 46 minutos do primeiro tempo e Ismael Díaz (2 a 0), aos 30 minutos do segundo tempo, Ferrares (2 a 1), aos 49 minutos do segundo tempo, Ismael Díaz (3-1).

Árbitro.  Miguel Espinoza. Assistentes. Coty Carrera e Diego Jaimes. 

Sala: Joel Alarcón. 

VAR. Diego Haro e Alejandro Villanueva.

Estádio. Estádio Olímpico Atahualpa (Quito)

Anterior: O time de Arachán vem de um empate sem gols contra o Defensa y Justicia no Estádio Centenário, e seu adversário desta noite também empatou por 1 a 1 com o Vitória no Brasil, na primeira partida.

O Grupo B da Copa Sul-Americana continua sem vencer porque, antes do jogo entre Arachán e Los Santos, Halcón e León empataram sem gols em Florencio Varela.

Esta é uma oportunidade para Cerro Largo e Universidad Católica tentarem somar 3 pontos para subir ao topo do grupo. 

Os 2 treinadores fizeram apenas uma mudança em relação às escalações de estreia.

Pelo time uruguaio, a única mudança para Danielo Núñez é a saída de Leandro Otormín para o lugar do ex-jogador do Plaza Colonia Agustín Pérez, enquanto Diego Martínez, pelo time equatoriano, teve uma mudança forçada: Luis Castillo, expulso na primeira partida, não estará disponível, e Jhon Chancellor será titular.

Reportagem: Elpais.com.uy

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário