domingo, 13 de abril de 2025

Piastri vence a segunda em 2025

Piastri vence e assume segundo lugar no Mundial. 

Gabriel Bortoleto é décimo nono colocado.

Australiano contou com corrida morna de Verstappen para ocupar a vice-liderança no campeonato. 

Russell e Norris completam top 3 na corrida deste domingo (13).

O campeonato de 2025 da Fórmula 1 tem um novo vice-líder: Oscar Piastri, vencedor do Grande Prêmio do Bahrein neste domingo (13). 

O australiano liderou de ponta a ponta na frente de George Russell, da Mercedes, e do colega Lando Norris, que quase perdeu a liderança do Mundial mas reagiu após um safety car na metade final da prova. 

Gabriel Bortoleto sofreu com o ritmo da Sauber, e chegou apenas em décimo nono colocado.

Gabriel Bortoleto largou de pneus médios e apesar de ter ganhado algumas posições com as trocas de outros pilotos, sofreu com o ritmo dos compostos duros, chegando a quase 1 segundo de diferença do colega da Sauber, Nico Hulkenberg, que terminou em décimo terceiro colocado.

Essa é a segunda vitória de Piastri no campeonato. 

O piloto do carro 81 da McLaren também subiu ao topo do pódio no Grande Prêmio da China. 

A conquista marcou, ainda, o primeiro triunfo da equipe inglesa no Circuito de Sakhir. 

O resultado, somado ao sexto lugar de Max Verstappen, permitiu que Oscar desbancasse o holandês da RBR da vice-liderança do Mundial com diferença de cinco pontos.

Norris segue na ponta graças ao pódio que garantiu nas últimas voltas, com 3 tentos de vantagem em relação ao companheiro. 

Os 2 somam 151 pontos para a McLaren, que amplia a diferença na liderança do campeonato de construtores sobre a Mercedes para 58 pontos.

A equipe alemã resistiu ao avanço de Norris no fim apesar dos pneus macios desgastados de Russell e chegou a 3 pódios no ano, confirmando-se como segunda força neste início de campeonato. 

Andrea Kimi Antonelli, porém, ficou fora da zona de pontuação pela primeira vez ao chegar em décimo priemrio colocado, tendo sido empurrado para fora da pista por Carlos Sainz (este, punido com 3 posições no próximo Grande Prêmio pelo lance, já que abandonou após colisão com Yuki Tsunoda, da RBR), chegou em décimo primeiro colocado.

Correndo por fora, a Ferrari fez sua melhor corrida até aqui, garantindo-se no top 5 pela primeira vez tanto com Charles Leclerc, em quarto lugar, quanto com Lewis Hamilton. 

No entanto, os pneus duros não mantiveram o bom ritmo apresentado pela dupla em seu primeiro stint. 

O monegasco perdeu a última vaga nas voltas finais para Norris.

Resultado:

OSCAR PIASTRI (McLaren)

GEORGE RUSSELL (Mercedes) +15s499

LANDO NORRIS (McLaren) +16s273

CHARLES LECLERC (Ferrari) +19s679

LEWIS HAMILTON (Ferrari) +27s993

MAX VERSTAPPEN (RBR) +34s395

PIERRE GASLY (Alpine) +36s002

ESTEBAN OCON (Haas) +44s244

YUKI TSUNODA (RBR) +45s061

OLIVER BEARMAN (Haas) +47s594

KIMI ANTONELLI (Mercedes) +48s016

ALEXANDER ALBON (Williams) +48s839

JACK DOOHAN (Alpine) +52s806

NICO HULKENBERG (Sauber) +53s472

ISACK HADJAR (RB) +56s314

FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +60s340

LIAM LAWSON (RB) +64s435

LANCE STROLL (Aston Martin) +65s489

GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +66s872

CARLOS SAINZ (Williams) - abandonou.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, em 20 de abril, com o Grande Prêmio da Arábia Saudita. 

A etapa é válida como a quinta da temporada; confira o calendário.

A largada: Piastri manteve a dianteira apesar de uma aproximação de Russell, que passou Leclerc no fim da reta de largada e quase tocou na McLaren à frente. 

Norris, por sua vez, aproveitou a disputa para saltar do sexto para o terceiro lugar, surgindo à frente do monegasco da Ferrari - que acabou na quarta colocação.

Mais atrás, Verstappen caiu de sétimo para oitavo colocado, tendo Hamilton em sua cola. 

Quem ganhou mais posições no início da prova foi Oliver Bearman, que subiu do último lugar para décimo quinto colocado ainda na volta de abertura.

Disputa pelo pódio: Piastri seguiu fazendo uma prova tranquila na dianteira, mantendo uma distância segura de Russell mesmo após a primeira rodada de pit stops dos líderes, entre as voltas 12 e 20.

Desta forma, a disputa se concentrou mesmo pelo terceiro lugar: a posição foi inicialmente ocupada por Norris, mas o britânico recebeu 5 segundos por ter se posicionado de forma incorreta no grid de largada, ele moveu o carro pouco antes do apagar das luzes vermelhas e estacionado uma segunda vez.

A Ferrari, que largou de médios, surpreendeu com o ritmo em seu segundo conjunto de pneus de faixa amarela após os pit stops de Leclerc e Hamilton. 

A dupla parou na volta 18, 3 voltas após Piastri, iniciando uma sequência de manobras perto da metade dos 57 giros da prova: o monegasco passou Norris, assumindo o terceiro lugar.

Já o heptacampeão da Ferrari superou em sequência Verstappen, Antonelli e Ocon, indo de oitavo a sexto, e ganhando mais uma posição com a parada de Gasly.

Norris reage após safety car: O carro de segurança foi convocado na volta 33 para a limpeza da pista, suja com detritos deixados por um contato entre Sainz e Tsunoda. 

Com isso, o grid retornou para uma segunda rodada de pit stops: Piastri saiu com os médios, Russell com os macios e a dupla da Ferrari, de duros.

A disputa foi retomada três giros depois, oportunidade aproveitada por Norris: ele se embolou entre as duas Ferraris e apareceu em quarto, à frente de Hamilton. 

Mesmo devolvendo a posição por tê-la herdado fora da pista, o britânico conseguiu passar o heptacampeão uma segunda vez.

A 7 voltas da bandeirada, o britânico da McLaren encostou em Leclerc, de olho na terceira colocação, valendo a liderança do campeonato. 

A primeira tentativa dele, porém, não foi efetiva, e o ferrarista saiu na frente.

A segunda aproximação, no quadragésimo nono giro, também não surtiu efeito. 

Finalmente, a cinco voltas da bandeirada, Norris conseguiu superar o rival. 

Como já tinha cumprido seus 5 segundos de punição no pit stop, ele garantiu a posição que o assegurou na liderança e ainda ficou a metros de ultrapassar Russell na volta final. 

O piloto da Mercedes, porém, conseguiu repelir a manobra apesar dos pneus desgastados.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário