Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) propõe Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções.
Presidente Alejandro Domínguez afirma que pedirá à FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol) que o Mundial de comemoração de 100 anos tenha mais equipes excepcionalmente.
O presidente da Conmebol anunciou, nesta quinta-feira (10), que fará uma proposta para a FIFA de que a Copa do Mundo de 2030 seja disputada por 64 seleções.
Tendo habitualmente 32 participantes desde 1998, o torneio terá 48 equipes a partir da próxima edição, em 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
A ideia de Alejandro Domínguez é de que o Mundial de comemoração por 100 anos (a primeira Copa do Mundo foi disputada em 1930, no Uruguai) seja um torneio festivo, com número de participantes ainda maior, de maneira excepcional.
"Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque 100 anos só se comemoram uma vez. E é por isso que propomos, pela única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global e para que ninguém neste planeta fique de fora desta celebração que, embora seja realizada em todos os lugares, é a nossa festa", disse o mandatário da Conmebol.
O anúncio da proposta foi feito no octogésimo congresso ordinário da Conmebol, realizado com representantes de todas as federações filiadas.
A Copa do Mundo de 2030 será sediada em conjunto por Marrocos, Portugal e Espanha, com os 3 jogos inaugurais sendo disputados em Argentina, Paraguai e Uruguai.
Esta é a forma já oficializada pela FIFA de celebrar os 100 anos do Mundial.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário