Verstappen vence Grande Prêmio de São Paulo emocionante após largar em décimo sétimo lugar e fica perto do tetra.
Holandês da RBR mostra misto de competência e sorte para escalar o pelotão e garantir a vitória em prova caótica no circuito de Interlagos.
Título pode sair já na próxima etapa, em Las Vegas.
O Grande Prêmio de São Paulo manteve a tônica da classificação: chuva, caos desde antes do início, emoção e muitos incidentes na pista.
Mas a vitória ficou com quem teve competência e sorte: Max Verstappen.
O holandês da RBR saiu da décima sétima colocação, escalou o pelotão e ultrapassou Esteban Ocon após safety car para tomar a liderança e se aproximar ainda mais do tetracampeonato mundial.
Ocon e Gasly fecharam o pódio e obtiveram um resultado muito celebrado pela Alpine.
Vice-líder da Fórmula 1, Norris acabou na sexta colocação.
O resultado foi importantíssimo para Max Verstappen na luta pelo título.
O holandês somou 26 pontos na corrida (25 pela vitória e mais 1 pela volta rápida) e chegou a 393 pontos.
Norris, por sua vez, somou apenas 8 e foi a 331.
A diferença subiu para 62, e a conta é simples: Verstappen garante o título se chegar à frente ou igualar a pontuação de Norris em Las Vegas.
Caso chegue atrás, Max ainda pode garantir o título nos Estados Unidos se a distância entre os dois na corrida for de, no máximo, 2 pontos.
Leclerc foi a 307 pontos com o quinto lugar e não tem mais chance de título.
São 86 pontos em jogo até o fim do campeonato, e o monegasco só poderia empatar com Verstappen.
No entanto, o holandês seguiria em vantagem pelo número de vitórias.
Piastri também não tem mais chances.
A Fórmula 1 retorna na madrugada do dia 24 de novembro com o Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos.
A prova será a vigésima segunda da temporada, e o ge segue tudo em tempo real.
Veja o calendário de 2024!
Lando Norris largou na pole position, mas perdeu a ponta para George Russell logo na primeira curva.
Enquanto isso, Verstappen saltou da décima sétima posição para a sexta posição em poucas voltas.
A briga entre os dois britânicos pela pole seguiu durante a primeira metade da corrida, mas um safety car virtual causado por Nico Hulkenberg fez com que a maioria dos pilotos fosse para os boxes.
Ocon, Verstappen e Gasly ficaram na pista e assumiram as 3 primeiras colocações.
A chuva apertou muito em Interlagos na metade da prova, e Norris ultrapassou Russell para se tornar o quarta colocado, o melhor entre aqueles que não tinham parado.
Segundos após a manobra, no entanto, o safety car foi acionado por causa das condições da pista.
Com o carro de segurança na pista, o trio da frente deu sorte: Franco Colapinto bateu no muro ainda assim e causou bandeira vermelha.
Na relargada, Esteban Ocon manteve a ponta e vinha conseguindo abrir vantagem sobre Verstappen.
Porém, Carlos Sainz abandonou a prova e causou um novo safety car.
Na volta 43, o holandês agarrou a oportunidade, ultrapassou o francês da Alpine e abriu vantagem para conquistar a vitória.
Norris, que seguia brigando com Russell pelo quarto lugar, escapou da pista e teve que se contentar com a sexta colocação.
Momentos-chave
Caos antes do início: Antes da corrida começar, um incidente curioso chamou atenção: Lance Stroll, da Aston Martin, saiu da pista na volta de aquecimento e abandonou a prova.
O canadense triscou a asa no muro e tentou voltar, mas parou na brita logo na sequência.
Com isso, foi obrigado a se retirar.
Em nova tentativa de volta de apresentação, mais uma confusão: alguns pilotos saíram e outros ficaram no grid.
Lando Norris, George Russell, Yuki Tsunoda e Liam Lawson serão investigados após a prova.
A corrida passou a ter duas voltas a menos por conta dos incidentes.
A largada: George Russell largou bem, foi para cima e tomou a ponta de Lando Norris logo na primeira curva.
Um pouco mais atrás, Esteban Ocon atacou Yuki Tsunoda na briga pela terceira posição, mas o japonês se segurou bem.
Max Verstappen, que largou em décimo sétimo lugar, escalou o pelotão no início e subiu para a décima colocação, com direito a ultrapassagem sobre Lewis Hamilton.
Por outro lado, Sergio Pérez rodou na parte final da volta e caiu para décimo oitavo, último entre os que estavam na pista.
No fundo do grid, Franco Colapinto também ganhou posições e alcançou o décimo segundo posto.
Verstappen pisa fundo no início: Se o holandês já havia mostrado muita habilidade nas primeiras voltas ao ultrapassar sete carros, o brilho não se resumiu a isso.
Ainda na volta 6, Verstappen já estava no oitavo lugar após deixar
Fernando Alonso e Pierre Gasly para trás.
Na 10, o tricampeão mergulhou de longe na entrada do S do Senna e superou Oscar Piastri, assumindo a sétima posição.
Lawson foi a vítima seguinte, na volta 11.
Tudo isso sem poder utilizar o DRS.
Chove, chuva...
No começo, a chuva estava leve e os pilotos pareciam tranquilos usando pneus intermediários, mas a água apertou muito ao longo da prova.
Após safety car virtual causado por rodada de Hulkenberg, a maioria dos competidores foi para os boxes.
A princípio, quase todos eles seguiram com compostos de cor verde.
Pérez, Lawson e Tsunoda foram as exceções.
Ocon, Verstappen e Gasly optaram por não parar e ficaram nas três primeiras posições momentaneamente.
Bandeira preta: Hulkenberg desclassificado: Nico Hulkenberg foi desclassificado da prova após o safety car virtual.
Após deixar a pista, o alemão não conseguiu retornar com o carro para o traçado e teve seu bólido empurrado, o que não é permitido no regulamento.
Com isso, recebeu bandeira preta - evento raríssimo na Fórmula 1.
Safety car e bandeira vermelha: Depois da ultrapassagem na largada, George Russell manteve a distância para Lando Norris em torno de 1 segundo.
Em alguns momentos durante a primeira metade da prova, o condutor da McLaren deu a impressão de que conseguiria atacar com mais consistência, mas o ritmo nas retas não era o ideal.
No entanto, depois dos dois pilotos irem aos boxes no safety car virtual, a quantidade de água na pista ficou consideravelmente maior.
Norris aproveitou e passou Russell com tranquilidade para assumir o quarto lugar - atrás apenas dos três pilotos que não pararam.
Logo após a ultrapassagem, o safety car foi acionado devido às condições da pista.
Já com o safety car em ação, Franco Colapinto perdeu o controle do carro após subir a Junção e bateu no muro.
A colisão causou bandeira vermelha, que ajudou os pilotos que ainda não haviam parado, entre eles, Verstappen.
Relargada, novo safety car e Max líder: Com a chuva um pouco mais fraca e a pista limpa, os pilotos fizeram uma relargada em movimento, todos saíram com pneus intermediários.
Ocon conseguiu manter a liderança contra Verstappen e abriu 1s5 do holandês em menos de uma volta.
Mais atrás, Norris tentou atacar Gasly, passou reto e acabou perdendo a quarta posição para Russell.
Ocon manteve a tocada em ritmo muito mais rápido que Verstappen e aumentou a diferença para 3s3 em pouco tempo.
Na volta 39, porém, Carlos Sainz bateu sua Ferrari e abandonou a prova.
Mais uma vez o safety car foi acionado.
Na volta 43, o safety car foi para os boxes e a corrida trocou de mãos: Verstappen atacou Ocon na relargada e fez a ultrapassagem para assumir a liderança da corrida.
A situação ficou ainda pior para Lando Norris, que saiu da pista e caiu para a sétima colocação.
Aos poucos, o holandês começou a virar voltas rápidas em sequência e não deu a menor chance de reação para o francês.
Com mais de 15 segundos de folga, o tricampeão viu a bandeirada e ficou perto de sentir o gosto do tetra.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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