domingo, 3 de setembro de 2023

Canadá classificado

Canadá vence Espanha, e Brasil não consegue vaga olímpica.

Com reação nos últimos minutos, Canadá derrota Espanha e garante vaga olímpica no basquete masculino. 

Brasil terá uma chance no pré-olímpico mundial, ano que vem.

A equipe do Canadá está classificada para as Olimpíadas de Paris no basquete masculino. 

Nesse domingo (3), o time derrotou a Espanha por 88 a 85, e assim tirou a chance do Brasil se garantir na competição. 

Mais cedo, a seleção perdeu para a Letônia e foi eliminada da Copa do Mundo, passando a depender de uma vitória espanhola sobre o Canadá para pegar a vaga.

O regulamento para a conquista das vagas olímpicas diz que os dois melhores times classificados do continente americano nesta Copa do Mundo se classifica para Paris 2024. 

Os Estados Unidos, superfavoritos, já estão classificados para as quartas de final e com a vaga garantida, apesar da derrota deste sábado (2) para a Lituânia.

Agora, a seleção brasileira disputará um torneio pré-olímpico, no ano que vem, contra cinco equipes ainda indefinidas. Só o campeão irá para Paris.

A seleção brasileira jogou na manhã deste domingo e perdeu para a Letônia, sendo assim, eliminada da Copa do Mundo. Restava, então, torcer pela vaga olímpica, que viria com as derrotas dos rivais continentais Porto Rico (para a Itália), República Dominicana (para Sérvia) e Canadá (para a Espanha).

O primeiro a perder foi Porto Rico, por 73 a 57. 

Depois, já após o jogo do Brasil contra a Letônia, foi a vez dos dominicanos serem eliminado, 112 a 79 contra a Sérvia. Restava o duelo entre Espanha e Canadá para os brasileiros torcerem. 

A Espanha liderou o jogo inteiro, chegou a abrir dez pontos de vantagem no terceiro quarto, mas acabou sofrendo a virada nos minutos finais.

O Brasil não se classificou para as Olimpíadas de Tóquio, ficando em decimo terceiro lugar na Copa do Mundo de 2019, na China, e perdendo a decisão do Pré-Olímpico repescagem, em 2021, para a Alemanha. 

Em 2016, a seleção jogou as Olimpíadas sem precisar da seletiva, já que o Rio de Janeiro sediou o evento. 

Ali, com duas vitórias e três derrotas, foi eliminada na primeira fase.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário