Verstappen domina Hamilton e bate recorde de vitórias.
Holandês chegou a ser pressionado pelo rival na primeira parte da corrida, mas voltou à liderança após pit stops e conseguiu abrir vantagem que assegurou décimo quarto triunfo da temporada.
Pérez completa top 3.
A altitude de 2 mil metros no Circuito Hermanos Rodríguez, casa do Grande Prêmio do México, casou bem com o carro da Mercedes, que contou com atualizações em seu assoalho e asa dianteira.
Mas não foi suficiente para fazer frente à pentacampeã RBR, que venceu com Max Verstappen neste domingo (30).
Lewis Hamilton e Sergio Pérez completam o pódio.
Se serve de consolo para o time alemão, o time despontou à frente da vice-líder Ferrari e repetiu o cenário da corrida passada, nos Estados Unidos, que também teve Hamilton incomodando Verstappen pela vitória.
A escuderia italiana ficou pelo pelotão intermediário com Charles Leclerc e Carlos Sainz, melhor colocado da equipe e que ainda sofreu com um erro em seu pit stop.
O triunfo foi o de número 14 para o holandês.
Com isso, ele supera os multicampeões Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013) na quantidade de vitórias em uma única temporada.
A dupla de alemães estava empatada em 13 conquistas.
Hamilton chegou a pressionar Verstappen nas voltas iniciais da corrida latina, enquanto o holandês tinha dificuldade para abrir uma margem segura pro rival.
Mas as trocas iniciais de pneus e a escolha da RBR, optando pelos médios, contra os duros da Mercedes favoreceram o bicampeão, que pôde recuperar a liderança na volta 35 e chegar a ter 14 segundos de diferença para o britânico.
Russell, que largou ao lado do holandês, virou alvo fácil de Hamilton na largada.
O jovem da Mercedes ainda perdeu a vaga no top 3 para Pérez, que superou um deslize da RBR em seu pit stop para faturar o oitavo pódio de 2022.
O Grande Prêmio de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, será em 14 de novembro.
Restam duas corridas para o fim da temporada.
Enquanto Verstappen desfrutava da imensidão da reta à sua frente para largar tranquilamente, a disputa ficou quente nas posições subsequentes: Hamilton começou a pressão sob Russell, que se defendeu nos primeiros metros mas não pôde impedir a manobra do colega da Mercedes.
O heptacampeão passou por fora, na entrada da curva 2, e o piloto do carro 63 chegou a sair da pista antes de ser ultrapassado.
Russell ainda foi superado por Sergio Pérez, ficando à mercê de Carlos Sainz e Charles Leclerc, lado a lado, embora mantendo-se em quarto lugar.
Destaque para a boa largada de Stroll, que partiu em vigésimo lugar após perder três posições como sanção à batida que provocou com Fernando Alonso no Grande Prêmio dos Estados Unidos.
O canadense da Aston Martin ganhou cinco colocações na primeira volta deste domingo (30), pulando pra décimo quinto.
Os fãs puderam matar a saudade do jogo de xadrez dominical entre RBR e Mercedes, que marcou 2021.
No começo da prova, Verstappen teve dificuldade em ampliar a vantagem para Hamilton acima de 2s nos dez primeiros giros.
O britânico começou a anotar as voltas mais rápidas até Max respondê-lo com um tempo roxo em sua última volta no giro 16.
A dupla inaugurou as paradas na volta 26, quando Hamilton diminuiu em meio segundo a diferença para um Verstappen que sofria com os pneus dianteiros.
Primeiro foi o holandês, cedendo a liderança provisória ao rival e trocando os pneus macios pelos médios.
Já o heptacampeão esperou até ter 17 segundos de vantagem e visitou os boxes no 30º giro, adotando os pneus duros e retornando em terceiro lugar.
Max conseguiu voltar à liderança com a parada de Russell, no giro 35.
Com os médios, apesar da degradação mais rápida, Verstappen conseguiu enfim dar espaço para Hamilton, chegando a ter 10 segundos de vantagem sobre o rival a pouco mais de 20 voltas pro fim da corrida.
O heptacampeão ainda sofreu com a pressão de Pérez, a 1s5 dele no mesmo momento, mas conseguiu distanciar-se.
A Ferrari assumiu o papel de coadjuvante neste fim de semana; atrás das duas Mercedes e RBRs, a equipe chegou a 7s de diferença para o líder (Verstappen) após 17 voltas.
Mas se a escuderia pouco interferiu no duelo pela vitória, chamou atenção, negativamente, ao errar no pit stop de Sainz, na volta 30: o pneu dianteiro esquerdo do espanhol demorou a ser afixado, o que o mandou para o sétimo lugar.
Nem a pentacampeã RBR escapou de problemas na corrida.
Na volta 24, os mecânicos de Pérez tiveram complicações ao afixar o composto traseiro esquerdo do mexicano, que perdeu 5s em seu pit stop.
Apesar do problema, o mexicano conseguiu se recuperar e entrar na zona do pódio na metade final da prova, distanciando-se de Russell, quarto colocado, e pressionando Hamilton.
Gasly foi o primeiro a entrar na mira dos comissários por uma manobra sobre Stroll na volta 13: o francês da AlphaTauri foi punido com 5 segundos por empurrar o rival para fora da pista ao ultrapassá-lo pelo décimo quinto lugar.
Na volta 51, Ricciardo bateu em Tsunoda quando disputava o décimo primeiro lugar com o japonês, ao contornar a curva 6 por dentro.
A AlphaTauri chegou a ser erguida, por trás, da pista.
O time chamou o piloto do carro 22 para os boxes e trocou o bico de seu carro, porém, desistiu de retorná-lo à prova devido a um buraco aberto na lateral do monoposto.
O lance rendeu 10s de punição para o australiano da McLaren.
Ainda assim, nem tudo se perdeu para Ricciardo, que conseguiu voltar à zona de pontuação após largar em décimo primeiro lugar e terminou em sétimo, à frente de Lando Norris.
Dia pra esquecer: Fernando Alonso, que polemizou no fim de semana ao afirmar que os sete títulos de Hamilton "têm menos valor", terminou a etapa mexicana de um jeito não tão bom; partindo em nono, começou a sofrer com a perda de potência progressiva em sua Alpine ao longo da prova até ser superado por Esteban Ocon e Daniel Ricciardo e por fim, parar seu carro na curva 1, acionando um safety car virtual.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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