domingo, 19 de novembro de 2023

Verstappen se recupera de punição e vence

Tricampeão largou da segunda colocação, assumiu a liderança e levou 5 segundos por empurrar Leclerc para fora da pista, mas reverteu sanção para igualar recorde de Vettel. 

Leclerc e Pérez completam pódio.

A taxa de conversão de poles positions para vitórias de Charles Leclerc, de 17%, vai ficar ainda menor. 

Isso porque o monegasco não conseguiu fazer valer a vantagem do lugar de honra no grid inicial, pela quinta vez nesta temporada, e viu Max Verstappen superar uma punição de 5 segundos para vencer o Grande Prêmio de Las Vegas deste domingo (19). 

O piloto da Ferrari, porém, evitou uma dobradinha da RBR na última volta ao ultrapassar Sergio Pérez, vice-campeão mundial de 2023 e terceiro colocado após largar em décimo primerio colocado.

Essa foi a décima oitava vitória de Verstappen na temporada 2023, que já é a mais dominante da história com a proporção de triunfos em quase 86% de todo o calendário. 

A conquista 53 de sua carreira fez o tricampeão igualar o tetracampeão Sebastian Vettel como terceiro maior vencedor de todos tempos.

Verstappen herdou a liderança da corrida ainda na largada, mas foi punido com 5 segundos por empurrar o pole position Leclerc para fora da pista. Cedendo a posição ao rival na volta 16 e cumprindo sua sanção, ele passou 21 voltas longe da briga pelo primeiro lugar.

No entanto, algumas ultrapassagens e a superioridade do conjunto máquina e homem formado pela RBR e Verstappen alçaram o tricampeão ao top 3 e, depois, à briga pela liderança, que recuperou na volta 37. 

Durante sua ausência, foi seu colega Pérez quem fez frente a Leclerc.

A corrida ainda começou com uma forte batida de Lando Norris na volta 4. 

A McLaren optou por encaminhar seu piloto para o Centro Médico Universitário de Las Vegas depois de avaliações preliminares no centro médico do Circuito de Las Vegas. Ele já foi liberado do hospital.

Com a vitória, Verstappen vai a 549 pontos no campeonato de pilotos, e Pérez já garante a conquista de seu inédito vice-campeonato, chegando a 273 pontos contra 232 de Lewis Hamilton, com só 26 pontos ainda em jogo na temporada. 

No Mundial de construtores, a RBR soma 822 pontos enquanto a vice-líder Mercedes, com 293 pontos, vê a Ferrari aproximar-se com só quatro a menos no terceiro lugar.

Resultado:

Max Verstappen (RBR)

Charles Leclerc (Ferrari)

Sergio Pérez (RBR)

Esteban Ocon (Alpine)

Lance Stroll (Aston Martin)

Carlos Sainz (Ferrari)

Lewis Hamilton (Mercedes)

George Russell (Mercedes)

Fernando Alonso (Aston Martin)

Oscar Piastri (McLaren)

Pierre Gasly (Alpine)

Alexander Albon (Williams)

Kevin Magnussen (Haas)

Daniel Ricciardo (AlphaTauri)

Guanyu Zhou (Alfa Romeo)

Logan Sargeant (Williams)

Valtteri Bottas (Alfa Romeo)

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) - ABANDONOU

Nico Hulkenberg (Haas) - ABANDONOU

Lando Norris (McLaren) - ABANDONOU.

A vigésima segunda e última corrida de 2023 será o Grande Prêmio de Abu Dhabi no Circuito de Yas Marina, já no próximo domingo, 26 de novembro. 

A Fórmula 1 retorna em 2024 a partir de 2 de março, no Bahrein. 

Momentos-chave:

A largada: Verstappen saltou para a liderança depois de fechar a porta para Leclerc, empurrado para fora da pista na curva 1, e assumiu a liderança nos metros seguintes. 

Atrás deles, as posições de Russell, Gasly, Albon e Sargeant, terceiro a sexto colocados, foram mantidas.

A volta terminou com um safety car virtual acionado para a remoção de detritos, deixados na pista por uma rodada de Alonso, que atingiu Bottas frontalmente, e ainda foi acertado por Pérez. 

E Sainz, que também rodou e tocou em Hamilton. 

Os três primeiros visitaram os boxes para reparos no segundo giro da prova; Pérez, de décima primeira posição, foi para décima oitava posição. 

Hamilton, cujo carro foi atingido também por detritos, despencou de décimo para décimo quinto lugar.

Outra amarela

Na volta 4, uma nova bandeira amarela: dessa vez pela batida de Lando Norris na curva 12. 

O britânico da McLaren ocupava o décimo terceiro lugar na prova, antes de rodar e deslizar em alta velocidade até acertar a barreira de proteção do trecho. 

O safety car deixou a pista e liberou a disputa na sétima volta.

O piloto foi levado para o centro médico do Circuito de Las Vegas Strip e, de lá, encaminhado para o Centro Médico Universitário de Las Vegas, no Condado de County, em Nevada, para exames.

Polêmico, Verstappen: Verstappen foi punido com 5 segundos por forçar Leclerc para fora da pista. 

Alertado por seu engenheiro pelo rádio, o tricampeão mandou "um abraço" aos comissários da prova. 

Leclerc ainda acusou o rival de frear de modo errático em sua frente, lance não analisado pela direção de prova.

Apesar da sanção, o holandês já tinha 2s1 de vantagem na liderança nos giros que sucederam a retomada da prova. 

Na décima quinta volta, porém, a diferença caiu para meio segundo. 

Depois, o piloto da RBR tirou o pé e cedeu a liderança para o rival pouco antes de entrar nos boxes. 

Ele cumpriu sua punição de 5 segundos e aproveitou para trocar os pneus médios por duros, voltando para a disputa em décimo primeiro.

Em cinco voltas, Max já era sétimo colocado e, no vigésimo quinto giro da prova, entrou no top 5 da disputa superando Sainz e Russell. 

No entanto, o tricampeão acabou tendo um contato com o rival da Mercedes na disputa, incidente que deixou muitos detritos na pista e trouxe um novo safety car por mais três voltas. 

Russell receberia 5 segundos pelo episódio.

Verstappen e seu colega, Pérez, foram chamados aos boxes, bem como Russell, Sainz, Stroll, Alonso, Zhou, Magnussen, Hulkenberg e Hamilton. 

O tricampeão voltou em quinto lugar e passou Gasly e Piastri para ocupar a terceira colocação, na volta 35.

Pérez e Leclerc disputam liderança: Pérez, que largou em décimo segundo lugar, chegou a cair para décimo oitavo lugar depois do pit stop nas primeiras voltas da corrida, sob o safety car virtual. 

No entanto, conseguiu ganhar posições nas voltas subsequentes, aparecendo em décimo terceiro lugar na volta 12 e, cinco giros depois, em quarto lugar. 

Ele chegou ao top 3 da corrida depois de ultrapassa Esteban Ocon e quando Pierre Gasly fez sua troca de pneus na décima nona volta.

Líder desde a volta 16, Leclerc parou na vigésima segunda alçando Pérez à liderança provisória. 

Apesar de sua troca lenta, de 3s9, ele retornou para a pista em terceiro lugar e voltou para a liderança com os pit stops do mexicano da RBR e do terceiro colocado provisório, Lance Stroll, sob a bandeira amarela na volta 27.

Sua posição foi tomada na trigésima primeira volta por Pérez, que já estava a menos de 1s do rival da Ferrari, com o uso da asa traseira móvel autorizado. 

Porém, não conteve a retaliação do rival no trigésimo sexto giro da corrida. 

Logo depois, porém, Verstappen superou o ferrarista para retornar à liderança da prova.

De volta à ponta: Depois de 21 voltas atravessando o pelotão intermediário do grid, Verstappen enfim retornou para a liderança da corrida, ultrapassando Leclerc com suporte da asa traseira móvel na curva 14, na trigésima sétima volta da corrida.

A sete voltas para o fim da corrida, Verstappen ganhou de "presente" de Leclerc a dobradinha de sua equipe: o monegasco errou na curva 12 e passou direto. 

Com isso, abriu caminho para Pérez superá-lo e fazer coro à iminente vitória de Max, mas a vice-liderança do mexicano foi anulada pelo próprio Leclerc na última volta. 

Assim, o ferrarista recuperou a segunda colocação.

Boas recuperações: Além de Pérez, que caiu para décima oitava posição na largada após toque com Fernando Alonso, quem mais ganhou posições para fechar a corrida na zona de pontuação foi Lance Stroll. 

O canadense da Aston Martin largou em décimo nono lugar, punido com a perda de cinco posições por ultrapassar sob bandeira amarela no terceiro treino livre, e terminou em quinto lugar, vindo de resultado semelhante na corrida anterior, no Grande Prêmio de São Paulo.

Outro que começou o domingo com punição, perdendo dez posições por trocar peças de seu motor em decorrência de quebra causada por um bueiro no TL1, Carlos Sainz foi de décimo segundo lugar a sexto lugar na corrida deste domingo (19).

Mercedes de altos e baixos

Envolvido em um dos incidentes da largada, Hamilton apareceu em décimo primeiro lugar na volta 8 e, apesar de ter ganhado algumas posições no meio do grid, teve um contato roda a roda com Oscar Piastri na décima sexta posição. 

Ele sofreu um furo no pneu, além de também fazer o calouro da McLaren visitar os boxes, embora a equipe britânica tenha optado por manter Piastri na prova.

Pelo rádio, logo depois do incidente, Hamilton chegou a reclamar que seu carro não estava parando. 

Ele caiu para o fundo do grid mas, na vigésima segunda volta, já era décimo sétimo colocado na corrida. 

A nove voltas para o fim o veterano aparecia em décimo primeiro, subindo para sétimo nas voltas finais da disputa.

Seu colega de equipe, Russell, fez um começo de prova sólido, mantendo-se em terceiro lugar. 

Ele, porém, fez sua troca de pneus na volta 16 e retornou em décimo terceiro lugar.

Nove giros depois, o jovem britânico já aparecia na quarta colocação depois de ultrapassar Carlos Sainz.

Russell acabou tocando em Verstappen quando foi superado pelo tricampeão e levou 5 segundos de punição pelo episódio. 

Ainda assim, manteve-se na zona de pontuação, garantindo o sexto lugar. 

Porém, o britânico ficou com a oitava colocação devido à sanção recebida no contato com o rival da RBR.

O resultado não foi suficiente para tranquilizar a Mercedes no que diz respeito à briga pelo vice-campeonato de construtores. 

Os 20 pontos de diferença que a equipe alemã tinha para a rival após o Grande Prêmio de São Paulo, duas semanas atrás, caíram para apenas quatro: 392 pontos contra 388.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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