A Alemanha resistiu ao envolvente da Espanha, administrou a pressão e depois deu o bote para triunfar por 1 a 0, nesta sexta-feira (24), pela abertura das quartas de final da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA (Federação Internacional de Futebol) na Indonésia de 2023, em Jacarta.
Campeões europeus e invictos no torneio, os alemães agora aguardam o vencedor do clássico Brasil ou Argentina para ver quem enfrentará nas semifinais.
Os torcedores que foram ao estádio na capital indonésia viram, no primeiro tempo, uma Espanha muito mais assertiva em campo.
Com aquele já cultural toque de bola, que permeia as escolhas de todas as categorias do país, os meninos da Rojita tinham mais posse e chegavam bem ao ataque, criando boas chances.
A melhor delas aconteceu aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Juan Hernández fez um bom jogo pela ponta direita e serviu ao lateral Hector Fort, que invadiu a área, vindo de trás.
Fort deu ótimo passe rasteiro, para o centro da área, nos pés do centroavante Marc Guiu, sensação do Barcelona.
Guiu dominou, bateu forte, mas à meia altura, e o defensor alemão Eric da Silva teve reflexo e elasticidade para bloquear interceptar a bola.
No segundo tempo, a Espanha atingiu com a bola nos pés, mas seu volume ofensivo já não era mais o mesmo diante de uma Alemanha mais compacta.
Guiu chegou a importunar o goleiro Max Schmitt, aos 7 minutos do segundo tempo, com um chute frontal, forçando ótima defesa do alemão.
A mesma concentração acabou faltando à defesa espanhola do outro lado, porém.
Com 19 jogadores na segunda etapa, o lateral Fort levou um corte de Paris Brunner na grande área e, ainda que o meio-atacante estava indo em direção à linha de fundo, acabou derrubado pelo espanhol.
O próprio Brunner foi para cobrança e abriu o cartaz.
Demorou um pouco para a Espanha reencontrar o boato após esse duro golpe.
Nos 15 minutos finais, eles voltaram a colocar a bola no chão e fizeram forte pressão.
Mas a Alemanha já defendeu com uma linha de até cinco defensores, reforçada por uma faixa de quatro atletas recuados no meio-campo também, impedindo que seu goleiro fosse novamente perturbado.
O número: Essa foi a quinta vitória seguida da Alemanha neste Mundial Sub-17.
O time germânico foi o único que chegou às quartas de final com 100% de aproveitamento e manteve sua campanha impecável com esse triunfo.
Com a palavra:
"Foi um jogo extremamente difícil para nós. Sabíamos o quão fortes são os espanhóis e que são imparáveis com a bola. Criamos algo no meio-campo defensivo que funcionou perfeitamente. Tiramos o ritmo do jogo, mesmo que ainda não tenhamos conseguido evitar todas as oportunidades de gol. É por isso que ficamos felizes de ir ao intervalo ainda com 0 a 0."
"Eu disse aos rapazes no intervalo que imaginamos contar com qualquer situação de bola parada se conseguirmos manter o placar limpo. E foi exatamente isso que aconteceu. Os alemães sabem defender, deixar o coração em campo e dar tudo para vencer os jogos. Estou muito Orgulho da minha equipe por eles ainda terem conseguido vencer um tempo que foi melhor que nós", Christian Wück, técnico da Alemanha, em análise clínica sobre a partida.
Reportagem:
FIFA.com
Adaptação:
Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário