segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Rússia volta a disputar uma partida oficia

Rússia goleia Cuba em primeiro jogo reconhecido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) desde suspensão.

Punida há um ano e meio, russos recebem seleção de tradicional aliado político e ganham por 8 a 0 em amistoso que valerá para ranking da entidade máxima do futebol.

Suspensa de todas as competições internacionais há quase dois anos, a Rússia fez, nesta segunda-feira, seu primeiro jogo reconhecido pela FIFA desde então. 

A equipe recebeu a seleção de um país que é tradicional aliado político dos russos, Cuba, e goleou por 8 a 0, em amistoso disputado em Volgogrado. 

A partida contou para o ranking da entidade máxima do futebol.

Os gols do amistoso foram marcados por oito jogadores diferentes: Oblyakov, Golovin, Miranchuk, Silyanov, Sobolev, Prutsev, Krivitsov e Mostovoy. 

Pinyaev ainda errou um pênalti no fim, no que seria o nono gol dos donos da casa.

As seleções de futebol da Rússia estão suspensas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) e UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) desde fevereiro de 2022, quando o exército russo invadiu a Ucrânia e iniciou guerra com o país vizinho. 

O conflito segue, e as sanções não foram retiradas. 

Os clubes russos também estão fora dos torneios internacionais.

Desde então, a Rússia fez sete amistosos em seu território, mas nenhum reconhecido pela FIFA: contra Quirguistão (2 X 1), Tajiquistão (0 X 0), Uzbequistão (0 X 0), Irã (1 X 1), Iraque (2 X 0), Camarões (1 X 0) e Quênia (2 X 2). 

Poucos atletas que atuam em times estrangeiros estiveram nessas partidas.

Nesta segunda, a seleção russa esteve quase completa. 

Após a goleada contra Cuba, o presidente da federação russa, Alexander Dyukov, afirmou que está em negociação com FIFA e UEFA para uma possível amenização da pena.

Em outubro, a entidade europeia liberou a participação de equipes de base da Rússia em suas competições, mas voltou atrás após reação da Ucrânia.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário